Um tremor de terra foi registrado no município de Palestina, no Sertão de Alagoas, no dia 16 de maio deste ano, segundo dados do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UNB). O portal na internet do órgão informa que o fenômeno ocorreu às 12h24 e teve magnitude de 1,5 mR.
Segundo especialistas, tremores abaixo de 2,0 mR raramente são percebidos pelas pessoas. Por essa razão, não há relatos de que moradores de Palestina tenham sentido o tremor. Esse tipo de fenômeno é chamado de "microssismo".
Em março, o Observatório da UNB registrou um tremor de terra em Maceió. O fenômeno ocorreu no dia 3, às 17h30, e teve 2,5 mR de magnitude.
Em junho de 2017, moradores relataram tremores de terra em Delmiro Gouveia, ocorridos em dois dias seguidos. Já em 2016, ocorreram em Alagoas, segundo o Obsis/UNB, 13 tremores de terra. Em alguns casos, a população nem chegou a notar. Em outros, porém, os moradores se assustaram com o barulho que ouviram devido aos fenômenos e registraram a situação por meio das redes sociais.
Confira abaixo imagens do site do Obsis/UNB:
Utilize o formulário abaixo para comentar.