Com o objetivo de implementar a inclusão socioprodutiva integrada ao turismo no município de Piranhas, o vice-prefeito José Vicente, ao lado do superintendente municipal de turismo, Celso Rodrigues, recebeu o supervisor do Setor de Inovação e Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Maceió (AL), Aluísio Goulart, para discutir o projeto “Potencializando Paisagens Alimentares da Região Nordeste”, tendo como foco roteiros gastronômicos. O objetivo do projeto é conhecer rotas voltadas ao turismo gastronômico, o que gera boas expectativas para Piranhas.
De acordo com Aluísio Goulart, as paisagens alimentares mostra como o turismo gastronômico pode ampliar a conexão das pessoas com o espaço rural, valorizando o alimento, a cultura e a história do lugar.
“A Embrapa e seus parceiros, por meio deste projeto, apoiam o desenvolvimento de estratégias de valorização ambiental e social de paisagens alimentares com vistas ao seu uso turístico, de forma sustentável e com segurança exigida no cenário pós-pandemia”,
No Sertão alagoano, durante a pandemia, houve um aumento significativo na produção e no consumo de mel e de própolis. Atentos a esse cenário, as rotas voltadas ao turismo gastronômico serão avaliadas por uma comissão técnica no município, e as comunidades mapeadas para integrar a cadeia produtiva e fomentar a apicultura receberão o apoio do Instituto de Desenvolvimento da Apicultura (Beeva) e da prefeitura de Piranhas.
Sebrae
Na última terça-feira, 21, fortalecendo mais uma parceria com o Sebrae, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Piranhas realizou oficialmente a entrega do Plano Municipal de Turismo (PMT), um instrumento construído coletivamente, que norteará as ações do turismo na cidade de Piranhas pelos próximos 10 anos.
Utilize o formulário abaixo para comentar.