O governador Paulo Dantas deu posse, na manhã desta terça-feira (26), no Palácio República dos Palmares, a três novos secretários de Estado. Judson Cabral assumiu a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); Marília Albuquerque foi empossada como secretária da recém-criada Secretaria de Estado da Mulher (Semu); e Marcelo Nascimento tomou posse na nova Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh).
Durante o evento, o governador destacou a experiência dos novos titulares dos órgãos e afirmou que eles darão continuidade aos projetos em andamento, além de trazerem novas propostas para as respectivas áreas.
“Estamos falando de três pastas muito importantes: recursos hídricos e meio ambiente; políticas públicas para as mulheres; e direitos humanos”, ressaltou Paulo Dantas. O governador agradeceu ainda ao deputado estadual Ronaldo Medeiros pela indicação dos nomes e afirmou que os novos secretários vão contribuir para aumentar a eficiência da administração pública.
Dantas também fez questão de reconhecer o trabalho dos gestores que deixaram os cargos: Gino César, da Semarh, e Maria José Silva, da extinta Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), que agora foi desmembrada em duas pastas distintas. Segundo o governador, ambos “elevaram o debate e trouxeram resultados positivos” em suas áreas de atuação.
“Queremos cada vez mais foco e atenção voltados especificamente para os direitos humanos, para políticas que defendam e deem protagonismo às mulheres, e para manter o alto nível de discussão em torno da preservação do meio ambiente e de um crescimento econômico sustentável”, enfatizou.
Experiência e compromisso
A nova secretária da Mulher, Marília Albuquerque, de 35 anos, já ocupou os cargos de secretária municipal da Mulher e de Cultura e Lazer, em Arapiraca, além de ter atuado em outras frentes da gestão pública. Em seu discurso de posse, ela destacou o compromisso com a promoção da igualdade e a defesa das mulheres em todo o estado.
“Essa nomeação vai além de assumir um cargo público, trata-se de uma missão em defesa das mulheres, com seus desafios e potencialidades. Chegaremos a todas, inclusive às mais distantes”, afirmou Marília. “Estou pronta para construir uma política que transforme a vida das mulheres e fico feliz por integrar o maior secretariado feminino do Brasil”, completou.
O engenheiro civil Judson Cabral, de 70 anos, assume a Semarh trazendo vasta experiência como ex-deputado estadual, vereador por Maceió e ex-presidente do Sindicato dos Engenheiros. Ele destacou que a sustentabilidade será prioridade.
“O Estado de Alagoas precisa, cada vez mais, do nosso empenho em prol da sustentabilidade, e essa é a meta do governo que vamos seguir. A Semarh já possui programas importantes, e nosso objetivo será aprimorá-los continuamente”, garantiu.
Marcelo Nascimento, agora à frente da recém-criada Secretaria de Estado de Direitos Humanos, tem uma longa trajetória no movimento estudantil, comunitário, no MST e, principalmente, na defesa dos direitos LGBTQIAPN+. Fundador do Grupo Gay de Alagoas, Marcelo presidiu por 12 mandatos consecutivos a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis (ABGLT), sendo figura central na criação do programa Brasil Sem Homofobia, lançado em 2004.
Marcelo destacou que, entre suas primeiras prioridades, está a ampliação dos projetos já existentes e o fortalecimento da articulação com outros entes, especialmente o Ministério dos Direitos Humanos.
“A Secretaria de Direitos Humanos é desafiadora, com um leque de atuação muito amplo. Garantir os direitos humanos passa por áreas como saúde, educação, assistência social, cultura e outras. Vamos trabalhar de forma intersetorial para assegurar essa plenitude”, afirmou o novo secretário.
Anúncio de concurso histórico
Durante a solenidade, o governador Paulo Dantas também anunciou a realização do maior concurso público da história de Alagoas, previsto para ocorrer ainda em 2025.
“Acreditamos que qualificar a mão de obra e o serviço público é fundamental. Por isso, vamos realizar este concurso. Professores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, engenheiros, administradores, economistas, advogados — todos terão oportunidade de disputar uma vaga e contribuir com o desenvolvimento do nosso estado”, declarou o governador.
Segundo ele, o edital será lançado até outubro e será um marco na valorização do funcionalismo público alagoano.
Autoridades presentes
Estiveram presentes à solenidade o desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Ayran; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Toledo; o presidente da Associação dos Municípios de Alagoas, Marcelo Beltrão; os deputados estaduais Bruno Toledo, Ronaldo Medeiros, Silvio Camelo, Carla Dantas, Ricardo Nezinho, Dudu Ronalsa, Marcos Barbosa e Inácio Loiola; além de vereadores e representantes de movimentos sociais.
Utilize o formulário abaixo para comentar.