A Prefeitura de Piranhas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), iniciou a segunda etapa de vacinação contra a peste suína clássica – PSC. A iniciativa visa salvaguardar a atual zona livre de PSC e prevenir outras doenças importantes para a suinocultura no estado.
De acordo com os técnicos da Semagri, a Peste Suína, que também é conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, não é uma zoonose, mas uma infecção altamente contagiosa e muitas vezes fatal entre os suínos. Os principais sinais clínicos da doença nos animais são febre, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia, lesões avermelhadas na pele (orelhas, membros, focinho e cauda) e aborto.
As vacinas aplicadas nesta etapa são doadas pela Zoetis Indústria de Produtos Veterinários Ltda. e a aplicação das doses será realizada por técnicos contratados pela iniciativa privada. Em Alagoas, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, esta fase seguirá até o próximo dia 30 de abril.
Plano Livre de Peste Suína Clássica
Com o objetivo de erradicar a peste suína clássica nos estados que compõem a Zona Não Livre do Brasil, o Ministério da Agricultura em parceria com os setores público e privado vem realizando o projeto piloto de implantação do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica em Alagoas.
Utilize o formulário abaixo para comentar.