A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca (Semap) da Prefeitura de Piranhas criou um canal virtual de contato com a população para receber denúncias sobre crimes ambientais. A partir desta segunda-feira (11), as demandas de possíveis infrações ambientais, podem ser enviadas por meio do endereço eletrônico, semap.piranhas@gmail.com, que é o canal de denúncia da secretaria.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jorge Mcfly, o objetivo do atendimento virtual é agilizar a vistoria e resolução dos problemas apresentados pelo cidadão que fez a denúncia. “Uma das atribuições da secretaria municipal de Meio Ambiente de Piranhas é a prevenção e repressão de infrações cometidas ao meio ambiente. Nesta ação, todas as informações são sigilosas. Em hipótese alguma, o nome do denunciante será divulgado. Isso permite que a pessoa possa se identificar no momento da denúncia, porém, se preferir, o denunciante poderá manter o anonimato”, concluiu o secretário.
Para o registro da denúncia, a ocorrência a ser notificada deve estar relacionada às competências municipais. Quando a ocorrência não for de competência da municipalidade, o denunciante será orientado para quais órgãos competentes poderá encaminhar as informações.
Dentre as ocorrências mais comuns no município estão corte e/ou poda de árvores sem autorização do órgão ambiental competente, corte de vegetação da Caatinga, supressão de floresta em área considerada de preservação permanente, queimadas, destinação incorreta de resíduos, maus tratos aos animais, guarda/comércio de animais silvestres, pesca irregular, dentre outras.
Novo canal de denúncias
A ouvidoria da secretaria municipal de Meio Ambiente de Piranhas também estará disponibilizando, em breve, mais um canal de atendimento, via WhatsApp, para tratar sobre denúncias, solicitações, reclamações ou sugestões.
Ao acioná-la via WhatsApp, o cidadão será primeiramente recepcionado por uma mensagem eletrônica, para que se identifique e justifique o contato, denúncia ou acompanhamento de procedimento, e logo que o servidor do órgão tomar conhecimento, a demanda será respondida. Por meio do WhatsApp, o denunciante também poderá enviar fotos e vídeos, e fazer o relato da infração, para que então a denúncia seja formalizada e as providências tomadas junto aos órgãos de apoio ambiental.
Utilize o formulário abaixo para comentar.