A Prefeitura de Piranhas, em parceria com o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento e Educação Cultural (IADEC), a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), a Secretaria Municipal de Saúde, o Caps Marília Rodrigues de Piranhas e o Caps Dr. Gaudêncio de Delmiro Gouveia, promoveu o projeto “Nise em Cores e Formas”, em homenagem à psiquiatra alagoana Nise da Silveira, referência mundial na luta antimanicomial e no uso da arte como instrumento terapêutico.
O projeto reúne usuários dos Centros de Atenção Psicossocial, democratizando o acesso à arte e fortalecendo a rede de apoio em saúde mental. Inspirado no movimento niseriano, a iniciativa valoriza a expressão artística como forma de dar voz ao inconsciente, permitindo que cada obra retrate pensamentos, sentimentos e emoções dos participantes.
Um dos pontos altos do projeto é a construção de um mural no Hospital de Piranhas, onde os usuários realizam suas pinturas livres, transformando o espaço em um ambiente de acolhimento, cores e criatividade. Além disso, no Caps Marília Rodrigues foram desenvolvidas oficinas de pintura em tela, que ganharão uma nova etapa com exposição marcada para a cidade de Arapiraca, dentro das comemorações do movimento #Nise120anos.
Para o coordenador municipal de Saúde Mental, enfermeiro Genaldo dos Santos, a ação é um marco para a cidade:
“Cuidar em liberdade, fortalecer o protagonismo dos usuários, fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial e lutar contra qualquer tipo de preconceito e estigma são pilares da gestão municipal, que investe e incentiva uma assistência de qualidade na saúde mental. Este trabalho cria oportunidades reais de inclusão, unindo arte e cuidado para pessoas em sofrimento psíquico”, destacou.
Com o “Nise em Cores e Formas”, a Prefeitura de Piranhas reafirma seu compromisso com uma saúde mental humanizada, integrativa e baseada na valorização da vida, em consonância com os ideais deixados por Nise da Silveira.
Utilize o formulário abaixo para comentar.