Indígenas das etnias Katokinn, Geripankó e Karuazu, todas situada em Pariconha, bloqueiam desde às 6h um trecho da rodovia federal BR-423, na altura do povoado Maria Bode, em Água Branca. Os manifestantes utilizam galhos e pneus em chamas para bloquear o tráfego na via.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes protestam reivindicando a substituição da coordenação da unidade da Fundação Nacional do Índio (Funai), sediada em Delmiro Gouveia.
Conforme os indígenas, o coordenador da Funai na região estaria prejudicando aos povos. "Hoje só vamos liberar a BR quando tivermos um posicionameno. Está liberada a passagem de idoso, ambulâncias e outras prioridades. Não queremos atrapalhar ninguém, estamos apenas cobrando nossos direitos", completou o líder da manifestação, identificado apenas como Rodrigo.
A PRF também informou que agentes estão no local para negociar a liberação da via. Um representante do Ministério Público Federal (MPF) também está no local para ouvir os indígenas.
Utilize o formulário abaixo para comentar.