Em Dois Riachos, no Sertão de Alagoas, nem todo mundo está cumprindo as determinações dos decretos do Governo do Estado e as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para manter o distanciamento social como medida de evitar a propagação do novo coronavírus.
É o que mostram fotos e um vídeo que circulam nas redes sociais desde o último final de semana, nos quais um grupo de pessoas participa do que parece ser uma confraternização entre amigos, com piscina, “paredão” de som e bebidas. Entre elas, está o prefeito de Dois Riachos, Ramon Camilo Silva.
As imagens foram divulgadas no Instagram e depois começaram a circular, na manhã de sábado (18), no Whatsapp. Os participantes da confraternização até se abraçam para tirar fotos e aparecer em vídeos.
A higienização pessoal, o uso de máscaras e o distanciamento físico estão entre as principais medidas preventivas no combate ao novo coronavírus. Mas nenhuma é mais importante que o isolamento social. “Você não pode substituir a quarentena por nada”. O alerta foi emitido mais uma vez pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nos últimos dias.
Em texto publicado na Agência Alagoas, a médica infectologista Normângela Barreto, integrante do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM/AL), endossa o posicionamento da OMS. “O momento pede quarentena total. Ficar em casa serve como meio de diminuir a propagação do coronavírus, além de promover tempo aos serviços de saúde para que eles se organizem e se adequem para lidar com a situação”, reforça.
Pode ser cansativo, mas não há outra saída senão bater na mesma tecla: “Como ainda não fazemos teste em massa, não conseguimos isolar apenas os que estão doentes ou portadores assintomáticos, então, a quarentena é a melhor saída no momento”, explica a especialista, segundo o texto da Agência Alagoas.
Em Dois Riachos, ainda não há, conforme os boletins diários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nenhum caso confirmado e nenhum caso suspeito do novo coronavírus. Mesmo assim, segundo os especialistas, o isolamento social deve ser adotado por toda a população como medida preventiva.
A reportagem do Correio Notícia não conseguiu contato com o prefeito Ramon Camilo para comentar a presença dele na confraternização.
Utilize o formulário abaixo para comentar.