Durante a reunião na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito assinou o termo acompanhado do seu procurador municipal. Esse termo começou a ser discutido no final do mês de outubro, quando o procurador-geral do Estado, Alfredo Gaspar de Mendonça, apresentou a proposta: as prefeituras que ainda possuem lixões em funcionamento no Estado terão um prazo de quatro meses para fechar seus lixões.
No acordo, o prefeito reconhece que fazia o lançamento de resíduos de forma irregular e encerrará as atividades no lixão de seu município. Para colaborar com o processo, a equipe do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) está monitorando a situação dos locais que encerraram esse tipo de atividade.
Além disso, a prefeitura terá que apresentar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas ao IMA/AL, em um prazo de até um ano. Com isso, o prefeito fica obrigado, também, a recuperar a área do antigo lixão.
"É muito importante o encerramento desses lixões, para a saúde pública e para o nosso meio ambiente. Vamos encerrar definitivamente e trabalhar incansavelmente para recuperar esse local", disse o prefeito Zé Carlos.
Utilize o formulário abaixo para comentar.