Com uma educação voltada à formação completa e livre de preconceitos, a prefeitura de Piranhas promoveu nesta quarta-feira, 17, a II Formação dos Acompanhantes Escolares, servidores responsáveis pelo apoio aos professores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência.
De acordo com o secretário de Educação, Pablo Fabrício, o objetivo da formação foi trazer reflexões sobre a educação inclusiva, mostrando o quanto é desafiadora e, ao mesmo tempo, é possível colocá-la em prática, a partir das novas perspectivas que surgem dessas discussões.
Uma das abordagens da formação foi a compreensão da diferença entre educação especial e educação inclusiva, além de estimular o debate sobre como promover uma educação para todos, de modo a garantir a equidade de atendimento aos estudantes.
Aos educadores, a capacitação e formação continuada são fundamentais para lidar com esses alunos, bem como as adaptações e os equipamentos que forem necessários ao seu aprendizado.
Para Pablo, esses momentos vão permitir a convivência e a integração social dos alunos com deficiência, favorecendo a diversidade no processo educacional, que deve contar com o apoio das famílias e dos profissionais da área de saúde, para entender e orientar às necessidades dos alunos.
Utilize o formulário abaixo para comentar.