Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem fazem um protesto na manhã desta quinta-feira (29), em São José da Tapera. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de implantação do piso salarial nacional da categoria, que já foi aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente da República.
A manifestação terá início às 9h, na Praça do Sesi, que fica no Centro da cidade, e tem como um dos organizadores o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Sateal).
Segundo Adriana Miranda, que é dirigente do Sateal em Tapera, é esperada a presença de todos os profissionais técnicos de enfermagem das 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e também do Hospital Municipal Ênio Ricardo Gomes que não estejam de plantão, como também o apoio da população.
Ela explicou que o município de São José da Tapera tem cerca de 56 técnicos de enfermagem efetivos e aproximadamente 60 profissionais contratados, ou seja, que não fazem parte do quadro permanente de servidores públicos. Todos eles podem ser beneficiados com a aplicação do piso salarial nacional.
A manifestação dos profissionais de enfermagem ocorre também em outras cidades de Alagoas e de outros estados, nesta quinta-feira (29), como protesto pela não implantação do piso salarial, de acordo com a Lei 14.434/2022 em vigor.
A pressão é sobre o governo federal para repassar o mais rápido possível o dinheiro aos municípios e sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) para que não modifique a Lei já aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República.
Em Alagoas, o movimento é liderado pelo Sindicato dos Enfermeiros/as (SINEAL) e Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Sateal).
Utilize o formulário abaixo para comentar.