O Assentamento Cavaco mais uma vez levou o nome de União dos Palmares para o restante do país através de participação em evento nacional. A V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente – “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” realizada entre 15 e 19 de junho, em Sumaré, São Paulo. Como já tinha acontecido na IV Conferência, União estava lá entre os melhores trabalhos. A seleção para participação no evento nacional foi definida em conferência estadual, com a conquista na categoria Assentamento Rural.
A Escola Municipal Pedro Cândido da Silva esteve representada na conferência pelo professor Dorgival Caciano de Mendonça e pelo estudante do 6º ano, Edcarlos da Silva França, de 11 anos. O trabalho classificado para o evento trata da geração de mudas de plantas nativas e frutíferas para reflorestamento de nascentes e matas ciliares. O projeto contemplou a revitalização dos recursos hídricos no assentamento e, diante de sua importância, se expandiu para União dos Palmares.
“Inicialmente, trabalharíamos apenas com a revitalização de nascentes, a partir do reflorestamento, nos recursos hídricos do assentamento. Em comum acordo com os pais dos alunos, incluímos no projeto mudas de espécies frutíferas, como forma de gerar alimento e até uma fonte de renda para as famílias”, disse o professor Dorgival Caciano. Ele conta que, em 2017, a escola também participou do evento nacional, sob o tema “Viveiro Educativo: Berço da Sobrevivência”.
O professor trabalhou o projeto deste ano com estudantes do 1º ao 9º ano e, como determinava o regulamento, apenas um aluno deve ser escolhido como “delegado” para participar do evento. Neste caso, Edcarlos França representou todos os colegas da Escola Municipal Pedro Cândido da Silva. A estudante Letícia Oliveira ficou na condição de suplente.
Ao todo, foram a Sumaré 14 escolas de Alagoas e, mais uma vez, o Assentamento Cavaco participou desse evento de tamanha envergadura.
Utilize o formulário abaixo para comentar.