Durante uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (14), o governador Renan Filho (MDB) anunciou que pessoas com comorbidades e profissionais da Educação e da Imprensa devem ser os próximos a receber doses da vacina contra Covid-19 em Alagoas.
Renan Filho também anunciou que cerca de 120 mil novas doses do imunizante, sendo 75% da AstraZeneca, devem chegar a Alagoas nesta quinta-feira (15), quando será divulgado um novo cronograma de vacinação que irá contemplar o novo grupo de imunizados.
Para esta nova etapa da vacinação, devem ser consideradas pessoas com doenças crônicas, hemofílicos, transplantados, pessoas com câncer, diabetes, pressão alta, obesidade morbidade, deficiência física, cardiopatas e Síndrome de Down. Apesar disso, o governador não detalhou o grupo voltado a comorbidades.
Além disso, será feita uma nova chamada daqueles que já atendem aos critérios para o recebimento da segunda dose da vacina contra Covid-19, mas que ainda não buscaram a aplicação. Os critérios serão elaborados pelo Conselho Regional de Medicina junto com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
Na terça-feira (13), Renan Filho informou as novas mudanças no decreto da Fase Vermelha que autoriza a partir desta quarta-feira que bares e restaurantes de Alagoas passem a funcionar até as 20h, de segunda a sexta-feira.
Após esse horário e aos sábados e domingos, apenas por delivery ou pague-leve.
Já o transporte intermunicipal de passageiros permanece funcionando transportando apenas 30% de sua capacidade e o acesso a praias, rios e lagoas durante os finais de semana está proibido.
Sobre o funcionamento de academias de ginástica fica limitado a 30% do público, mas, a prática esportiva será vedada para pessoas com mais de 60 anos de idade ou com comorbidade. Contudo, os idosos já vacinados com duas doses há mais de 15 dias poderão voltar às academias.
As igrejas poderão funcionar, mas, com apenas 30% do total. Salões de beleza deverão atender, exclusivamente, a partir de agendamento e com capacidade também reduzida.
No caso do comércio, os estabelecimentos seguem com permissão para funcionar, mas, com alteração nos horários. Para as lojas localizadas no Centro, o funcionamento será das 9h às 17h, com fechamento obrigatório aos sábados, domingos e segundas-feiras.
Lojas de rua e galerias funcionarão das 10h às 18h, com funcionamento vedado também aos sábados, domingos e segundas. Já no caso dos shoppings, o horário será das 11h às 20h, com fechamentos aos sábados, domingos e terças-feiras.
Utilize o formulário abaixo para comentar.