Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é o município mais prejudicado pelas chuvas dos últimos dias. Alguns alagoanos oriundos do Sertão do estado que vivem na cidade catarinense tiveram que deixar suas casas devido à enchente causada pela cheia do rio Itajaí-Açu.
Segundo a Defesa Civil, 739 pessoas estão em 21 abrigos espalhados por Rio do Sul. Outras centenas de moradores foram para as casas de parentes. Não se sabe, ainda, quantos são os alagoanos que tiveram que deixar suas casas nos últimos dias.
Em 2015, quando outra enchente atingiu Rio do Sul, 123 alagoanos que moravam na cidade tiveram que deixar suas casas temporariamente.
Este ano, pelo menos 85 municípios de Santa Catarina registraram ocorrências com chuva intensa, inundação, alagamento, enxurrada e vendaval nos últimos dias.
Em Rio do Sul, segundo relatos recebidos pelo Correio Notícia, alguns alagoanos que vivem lá fizeram estoque de comida, temendo haver desabastecimento nos supermercados, uma vez que algumas rodovias também estão bloqueadas.
Migração
Ao longo dos últimos 15 anos, centenas de sertanejos de Alagoas já se mudaram para a cidade catarinense de Rio do Sul em busca de emprego. Vivem lá muitos jovens oriundos de Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Batalha, Olho D’Água das Flores, Palestina, Pão de Açúcar e Santana do Ipanema.
Com mais de 60 mil habitantes, segundo o IBGE, Rio do Sul tornou-se ponto de atração para os sertanejos que deixam Alagoas em busca de emprego porque se destaca na área industrial, com foco nos setores metalmecânico, eletrônico e vestuário (principalmente na confecção de jeans).
No setor agropecuário, destaca-se pela produção de leite, suinocultura e avicultura. O município vem apresentando também, nos últimos anos, forte crescimento na construção civil e no desenvolvimento de software.
Ruas de Rio do Sul ficaram alagadas após chuva (Foto: Corpo de Bombeiros) |
LEIA MAIS:
Enchente em Santa Catarina tira de casa alagoanos que migraram em busca de emprego
Utilize o formulário abaixo para comentar.