Enquanto no Semiárido de Alagoas 40 municípios enfrentam uma situação de emergência por conta da escassez de chuva, os sertanejos que deixaram alguns desses municípios e partiram em busca de emprego em Santa Catarina, na região Sul do Brasil, estão preocupados devido ao excesso de chuva que atinge a região nos últimos dias.
No município catarinense de Rio do Sul, onde vivem muitos sertanejos oriundos de Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Batalha, Olho D’Água das Flores, Palestina, Pão de Açúcar e Santana do Ipanema, a preocupação é porque voltou a chover e o nível do Rio Itajaí-Açu, que corta a cidade, pode subir demais e provocar uma nova enchente, segundo informou ao Correio Notícia, nesta quarta-feira (19), um morador da cidade catarinense que é natural de Monteirópolis (AL).
No ano passado, nessa mesma época, 123 alagoanos que moravam na cidade tiveram que deixar suas casas por conta da enchente e foram acolhidos em cinco abrigos ofertados pelo município de Rio do Sul (SC). No dia 22 de outubro de 2015, o nível do Rio Itajaí-Açu chegou a subir 10 metros, causando a inundação de ruas e casas.
Com mais de 60 mil habitantes, segundo o IBGE, Rio do Sul (SC) tornou-se ponto de atração para os sertanejos que deixam Alagoas em busca de emprego, há mais de 10 anos, porque se destaca na área industrial, com foco nos setores metalmecânico, eletrônico e vestuário (principalmente na confecção de jeans). No setor agropecuário, destaca-se pela produção de leite, suinocultura e avicultura. O município vem apresentando também, nos últimos anos, forte crescimento na construção civil e no desenvolvimento de software.
Utilize o formulário abaixo para comentar.