Os saguis, primatas considerados os menores macacos do Brasil, podem ser encontrados em todas as regiões de Alagoas. Em alguns locais, devido à devastação de seu ambiente natural, eles estão “invadindo” os quintais das casas em busca de alimento.
É o que está ocorrendo em São José da Tapera, no Sertão, onde a reportagem do Correio Notícia flagrou, neste fim de semana, um grupo formado por cinco animais visitando os quintais das residências.
Porém, apesar de serem considerados “bonitinhos”, esses animais não devem ser alimentados, pois oferecem risco de doenças às pessoas, conforme explicou o biólogo Marcos Araújo, presidente do Instituto SOS Caatinga. “Eles podem transmitir a raiva e outras zoonozes, por isso, é preciso afugentá-los dos quintais, mas sem agredi-los nem machucá-los. Pode-se bater em panelas ou jogar água, que eles vão embora”, recomendou o biólogo.
Segundo ele, a devastação ambiental observada na caatinga e a facilidade de alimento nos quintais das residências é o que tem atraído esses animais, que vivem em grupos de cinco ou seis indivíduos liderados por um macho alfa.
Imagem mostra quatro dos cinco saguis que foram vistos nos quintais em São José da Tapera, neste fim de semana (Foto: Diego Barros) |
Grupo de saguis pode ser visto nos quintais das casas em São José da Tapera (Foto: Diego Barros) |
Saguis podem transmitir doenças às pessoas, por isso, não devem ser alimentados (Foto: Diego Barros) |
Utilize o formulário abaixo para comentar.