O município de Delmiro Gouveia passa por um surto de tuberculose, doença grave que atinge as vias respiratórias ou outras partes do organismo, conforme documento da Secretaria Municipal de Saúde ao qual o Correio Notícia teve acesso.
O documento é um comunicado circular direcionado a profissionais da área, como médicos, enfermeiros e agentes de saúde, e ressalta que o município já é endêmico para a doença, mas que, de janeiro até o dia 5 de março deste ano, já registrou 9 casos de tuberculose, o que pode ser considerado um surto.
O texto do documento diz ainda que os pacientes confirmados com baciloscopia positiva estão em tratamento. “Isso por si só já requer urgência de ações em caráter emergencial”, relata o comunicado, que tem data de 6 de março e é assinado pelo secretário adjunto da Saúde, Samir Abeienda, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Hariane Rodrigues Batalha, e coordenadora do Programa Municipal de Controle de Tuberculose e Hanseníase, Jéssica Simias Lima.
“Salientamos que tuberculose compõe o rol de atenção básica, portanto, é responsabilidade de todos nós”, enfatiza. O comunicado também envia aos profissionais da área, em anexo, um cronograma das atividades que deverão ser desenvolvidas neste mês de março.
Sintomas da tuberculose
De acordo com o portal Tua Saúde, a tuberculose é uma doença causada pela bactéria Bacilo de Koch (BK) que, geralmente, afeta os pulmões, mas que pode afetar qualquer outra área do corpo, como os ossos, intestino ou bexiga.
No geral, esta doença causa sintomas como cansaço, falta de apetite, suores ou febre, mas de acordo com o órgão afetado, pode ainda causar outros sintomas específicos como tosse com sangue ou perda de sangue. Assim, os sintomas mais gerais da tuberculose incluem:
1. Febre, aproximadamente 37.5ºC, especialmente ao entardecer e à noite;
2. Perda de peso lenta, mas progressiva;
3. Falta de apetite;
4. Suor noturno exagerado que chega a molhar o lençol;
5. Cansaço;
6. Mal-estar geral.
Vale ressaltar que, em qualquer destes sintomas, antes de tirar conclusões por conta própria, é preciso procurar atendimento médico.
Confira abaixo o comunicado da Secretaria Municipal de Saúde.
Utilize o formulário abaixo para comentar.