Na próxima terça-feira (25), a secretaria de Saúde de Pariconha estará promovendo um momento de prevenção à saúde da mulher gestante.
As atividades educativas com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), será no prédio da Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 14:00 hrs.
O governo municipal distribuirá repelentes às gestantes de todo o território municipal. A ação faz parte do programa de prevenção e proteção individual de grávidas contra o mosquito Aedes aegypti, inserido no calendário da secretaria.
O uso do repelente reforça a proteção contra o mosquito, em especial às gestantes, pois elas correm o risco de serem afetadas pelo vírus da Zika e gerar microcefalia nos bebês. Contudo, essa não deve ser a única maneira para evitar a transmissão da doença, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
É muito importante que as gestantes se protejam da exposição de mosquito, mantenham as portas e janelas fechadas ou teladas, usem calça e camisa de manga comprida para evitar a doença.
Para acabar ou reduzir o número do mosquito Aedes aegypti e os possíveis criadouros, todos precisam adotar uma rotina para eliminar recipientes que acumulem água parada. Locais como pratos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneu e até brinquedos podem ser usados pelas larvas do mosquito para se proliferarem.
Utilize o formulário abaixo para comentar.