A pedido do governador Paulo Dantas, as secretárias Luiza Barreiros, do Gabinete Civil; Poliana Santana, da Governança; Carla Dantas, da Agricultura; Carol Balbino, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço; e os secretários Rui Palmeira, da Infraestrutura; Gino César, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e o engenheiro da Casal, Alzir Lima, se reuniram na manhã desta segunda-feira (6), para apresentar um panorama sobre as ações executadas por cada pasta sobre o Canal do Sertão e alinhar dados técnicos que serão enviados para o Governo Federal.
De acordo com a Luiza Barreiros, o encontro serviu para captação de dados técnicos, bem como conhecer projetos que assegurem a viabilidade do canal e o benefício para as famílias sertanejas.
“Esse encontro é para garantir a continuidade das obras do Canal do Sertão, conhecida como a maior obra de infraestrutura hídrica do Estado, que é uma das prioridades do governador Paulo Dantas. Hoje alinhamos os dados técnicos para enviar ao Governo Federal com o objetivo de obter os recursos necessários para execução da obra. Além disso, também discutimos os projetos que irão viabilizar o canal e assegurar seus benefícios às famílias do sertão alagoano”, explicou.
A obra do Canal do Sertão Alagoano está dividida em cinco trechos, dos quais quatro já foram concluídos. O trecho 5 irá se estender do KM 123,4 ao Km 150, abastecendo centenas de famílias residentes nos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores. Esta é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, e uma das maiores do Nordeste, sendo implantada pelo Governo de Alagoas em convênio com o Governo Federal, por meio da Seinfra.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rui Palmeira, com a união de esforços das secretarias, a obra beneficiará milhares de alagoanos. “Várias secretarias têm responsabilidades em relação ao Canal do Sertão e por isso a reunião tratou desse planejamento. Cada um deve cumprir exatamente o seu papel, já que falta pouco para a gente finalizar a obra do primeiro perímetro irrigado, que é lá em São José da Tapera. E a gente precisa que cada secretaria assuma a sua responsabilidade e a gente consiga o mais rápido possível dar mais utilidade ao Canal do Sertão”, destacou o secretário.
O empreendimento, quando concluído, irá beneficiar 42 municípios e mais de um milhão de alagoanos, possibilitando a irrigação de uma área superior a 26 mil hectares e vai impactar positivamente na qualidade de vida da população.
Até o momento foram concluídos os quatro primeiros trechos, alcançando o Km 123,4. Quando estiver concluída, a obra de infraestrutura hídrica alcançará a marca de 250 Km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca. Cerca de mil agricultores já utilizam a água do Canal do Sertão para produzir e, em breve, com a união dos esforços da Seinfra e da Semarh, muitos outros serão beneficiados.
Utilize o formulário abaixo para comentar.