Os professores da Faculdade São Vicente (Fasvipa), em Pão de Açúcar, podem entrar em greve a partir desta quarta-feira (6). A categoria está com os salários atrasados desde janeiro deste ano. Por essa razão, as aulas na instituição, que é filantrópica e ligada à Igreja Católica, ainda não começaram.
A direção da faculdade apresentou, nesta segunda-feira (4), uma proposta com um cronograma de pagamentos, segundo a qual o salário referente ao mês de janeiro seria pago até o dia 15 de abril. O salário de fevereiro, por sua vez, seria pago até o dia 30 de abril, enquanto o salário de março seria pago até o dia 10 de maio e, por fim, o salário de abril seria pago até o dia 30 de maio.
Porém, de acordo com uma fonte ouvida pela reportagem do Correio Notícia e que não quis se identificar, os professores recusaram essa proposta e afirmam que só voltam ao trabalho se forem pagos já nesta quarta-feira (6) os salários de janeiro e fevereiro. A categoria também exige o pagamento de 20% de multa por conta do atraso do décimo terceiro salário e o pagamento do terço de férias de 2014. Caso isso não seja feito, a greve pode ser iniciada oficialmente nesta quarta-feira (6).
Os estudantes, por sua vez, fizeram um protesto pelas ruas da cidade, na última sexta-feira (1), para cobrar da Fasvipa o retorno das aulas, que deveriam ter sido iniciadas há cerca de três semanas, e melhores condições na estrutura da instituição. Em fotos divulgadas nas redes sociais, eles mostram cadeiras com defeito e bebedouros quebrados.
O protesto de sexta-feira foi encerrado na frente da casa do diretor da Fasvipa, o Monsenhor Petrúcio Bezerra. Segundo uma aluna da instituição que não quis se identificar, os alunos preparam um novo protesto para a próxima sexta-feira (8), caso as aulas não sejam retomadas essa semana.
Documento obtido pelo Correio Notícia mostra cronograma de pagamento dos salários dos professores proposto pela direção da Fasvipa |
Utilize o formulário abaixo para comentar.