O governador em exercício, Ronaldo Lessa e a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, empossaram, nesta sexta-feira (28), a nova mesa diretora do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays Bissexuais, Travestis e Transsexuais de Alagoas - CECD/LGBT/AL. A cerimônia aconteceu no Auditório da Vice-Governadoria do Estado de Alagoas, no bairro do Centro, em Maceió, em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
Os membros da nova mesa diretora são: Messias Mendonça, representando a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, na presidência; Igor Nascimento, representando o Instituto Guerreiros da Inclusão, vice-presidente; e Isaac Victor, representando a Associação Comunitária e Beneficente Vila Ana Maria, secretário-geral.
Com a missão de propor e fiscalizar políticas públicas para a população LGBTQIA+ de Alagoas, a nova mesa diretora firmou o compromisso na defesa e proteção dos direitos, respeito e pleno exercício da cidadania para a comunidade.
Durante o evento, a secretária Maria Silva falou da importância de ouvir o público LGBTQIA+ para a formulação de políticas públicas. “É preciso escutar as pessoas que passam por dificuldades para que a gente possa formular as políticas públicas. Precisamos trabalhar melhor essa pauta na educação, saúde e empregabilidade. Alagoas precisa sair na frente como um dos estados que mais protegem e cuidam dessa comunidade que é tão importante quanto todas as outras”, frisou.
O governador em exercício Ronaldo Lessa falou da atuação do Governo de Alagoas em voltar o olhar para a diversidade. “Essa é uma das grandes coisas que o Governo do Estado vem fazendo, em tratar a diversidade em todas as multiplicidades. E é isso que temos que discutir no governo que é proteger as pessoas”, enfatizou.
O presidente do CECD/LGBT/AL, Messias Mendonça, falou dos avanços da comunidade LGBTQIA+ e do fluxo de atendimento da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMUDH/AL). “Nós avançamos na formação, capacitação e nos direitos da comunidade e continuaremos avançando. Nós temos, dentro da Semudh, um fluxo de atendimento à comunidade LGBTQIA+, onde a gente direciona as pessoas vítimas de violência, acompanhamos e desburocratizamos a dor da família da vítima. Na saúde, também estamos realizando medidas de acolhimento”, disse.
Vinculado à Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, o CECD/LGBT/AL foi criado através da Lei nº 7.528, de 26 de julho de 2013 e tem a função de fortalecer as políticas afirmativas.
Utilize o formulário abaixo para comentar.