O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) vai vistoriar, entre os dias 14 e 25 de fevereiro, os cânions de Alagoas, nas cidades de Delmiro Gouveia e Piranhas - região de Xingó. De acordo com o órgão, o objetivo é mapear áreas de risco em atrativos turísticos, visando à prevenção de acidentes, como o que ocorreu em Capitólio, estado de Minas Gerais.
Conforme a chefe da Divisão responsável pelos projetos de Geodiversidade, Levantamento Geoquímico e Patrimônio Geológico, Maria Adelaide Mansini Maia, os estudos estão sendo iniciados e vão abordar risco geológico em áreas geoturísticas, que não eram atendidas pela setorização de risco por não possuírem moradores nos locais.
O SGB-CPRM é responsável no âmbito do governo federal por produzir mapas que auxiliam na prevenção de problemas relacionados aos desastres de origem geológica, seguindo as diretrizes e objetivos estabelecidos pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, instituída pela Lei Nº 12.608/2012, de forma a estabelecer ações voltadas à prevenção, mitigação, preparação, recuperação e resposta aos desastres, envolvendo de maneira integrada a União, Estados e Municípios.
Desde 2012, o órgão, ligado ao Ministério de Minas e Energia, já mapeou mais de 1.700 municípios em todo o Brasil. Os Estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Santa Catarina e Espírito Santo foram 100% mapeados.
Utilize o formulário abaixo para comentar.