Duas fotos tiradas no vertedouro – ou sangradouro, como é mais conhecido – da barragem do DNOCS, na Vila de Santo Antônio, em Palestina, estão chamando a atenção de usuários de redes sociais na noite desta segunda-feira (24). Elas mostram um suposto fantasma dentro da água, atrás da mulher que pousou para as fotos.
No Facebook, a mulher que aparece nas fotos, identificada como Delma Lisboa, disse: “Gente tenham muito cuidado, o Denocs agora tem assombração. Vejam atrás da minha foto!" Ela publicou as fotos em seu perfil na rede social às 16h35 de hoje e, até às 22h30, já tinham 96 curtidas e dezenas de comentários.
Com as chuvas dos últimos dias, o açude, que foi construído na região há mais 40 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), órgão que atualmente é vinculado ao Ministério da Integração Nacional, transbordou e formou uma espécie de riacho, que leva suas águas para outro riacho que passa na cidade de Palestina.
Procurado pelo Correio Notícia, um especialista em uso de programas de computador para tratamento de imagem afirmou que a “assombração” que aparece nas fotos não passa de uma montagem.
“Observe que há uma simetria de recorte muito viva na blusa rosa, que aliás destoa completamente com a paisagem em derredor. Você percebe que a imagem está bem estourada no fundo e a assombração está mais nítida... As linhas de contorno dela estão até mais limpas do que as da mulher em primeiro plano”, explicou o especialista, que preferiu não ter o nome divulgado.
“A camisa parece pintada artificialmente de forma proposital para chamar a atenção, bem abaixo dela aparece uma linha branca, você percebe que a mesma está contornando o cabelo. É um efeito comum que utilizamos para diminuir medidas físicas no Photoshop (liquify). A manga da camisa entrega a pintura digital”, completou.
Confira abaixo as fotos postadas no Facebook por dona Delma Lisboa e, em seguida, o recorte feito pelo especialista em uso de programas de imagem.
Observações feitas pelo especialista que analisou as imagens a pedido do Correio Notícia |
Utilize o formulário abaixo para comentar.