Dados do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento à Covid, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) alertam para um descontrole na transmissão da doença no estado.
Os argumentos são referentes a 19ª Semana Epidemiológica (SE) de 2021, registrado entre os dias 09 a 16 deste mês, quando foram registrados em Alagoas 4.790 novos casos da Covid-19 e mais 114 óbitos causados pela doença.
Neste período, das 12 localidades analisadas pelo Observatório da Ufal), sete apresentaram aumento de casos e em seis aumento de óbitos.
"Apesar da queda de óbitos, os demais indicadores continuam apontando para um descontrole na transmissão, que é evidenciado pela manutenção do número de novos casos em um nível alto, bem como dos casos suspeitos e da ocupação dos leitos de UTI, que voltou a registrar números acima de 80% ao longo da última semana", informou o coordenador do Observatório, Gabriel Bádue.
Segundo ele, Maceió é a única cidade a apresentar redução simultânea de novos casos e óbitos ao longo dos últimos quatorze dias. Arapiraca e região registraram as maiores taxas de incidência de novos casos. Com relação aos óbitos na mesma região foram confirmadas 7,4 mortes para cada 100 mil habitantes, seguida por Maceió com 4,5. Somente a cidade de Arapiraca o número de mortos chegou a 3,9 óbitos para a mesma proporção populacional.
Suspeitos e testagem
Outros importantes dados do Observatório são em relação ao número de casos suspeitos e a proporção de resultados positivos entre os testes realizados pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen) estão entre os indícios de que a transmissão do novo Coronavírus ainda não está controlada no estado. Na 19ª SE, o número de casos suspeitos continuou subindo chegando a 12.339 no domingo (16), quando foram notificados 691 novos casos e mais 15 mortes causadas pela doença.
O relatório do Observatório destaca que 45% dos 4.773 exames realizados na última semana foram confirmados para Covid-19. Este resultado, semelhante ao observado nas últimas dez semanas, corrobora com as evidências apontadas pelos demais indicadores.
Ocupação de leitos
Outro item destacado pelo Observatório foi sobre a ocupação de leitos de UTI, que voltou a subir, se comparado com a semana anterior.
"O número voltou a estar bem próximo do limite de 80% recomendado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste para adoção de medidas mais rígidas de controle. Além disso, quando analisada a situação de cada um dos nove municípios que possuem leitos dessa natureza, percebe-se que em várias localidades a ocupação estava acima do referido limite".
Nesta segunda-feira (17), conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foram confirmados mais 676 novos casos de Covid-19. Agora, Alagoas tem um total de 185.070 casos confirmados da doença e mais 11.572 casos em investigação laboratorial. A Sesau também divulgou o registro de mais 15 mortes, totalizando 4.508 óbitos por Covid-19.
Utilize o formulário abaixo para comentar.