Conhecido principalmente pelas festas e arraiais, o mês de junho é marcado também por uma das campanhas mais importantes do calendário da saúde: o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14. Este ano, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) entra de forma ainda mais intensa na campanha, com ações de conscientização de professores, estudantes e servidores técnicos sobre a importância da doação de sangue para salvar vidas.
Realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Supervisão de Atenção à Saúde e Bem-Estar e do Núcleo de Eventos e Qualidade de Vida do Trabalho, a ação terá a “Tia Unci” - mascote da Uncisal – como embaixadora oficial do Junho Vermelho. Muito querida pela comunidade acadêmica, a personagem será a responsável por estimular docentes, estudantes e técnicos para doação de sangue e reforçar os estoques no Hemocentro de Alagoas (Hemoal).
“Tia Unci” é conhecida por fazer o gesto de coração com os dedos, utilizado para expressar amor e afeto. Durante o Junho Vermelho, o gesto carinhoso da embaixadora da campanha vai alcançar mais pessoas com a ação solidária que pode ser realizada de forma rápida e segura. É essencial enfatizar que uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas
Durante todo o mês de junho, a campanha de divulgação e conscientização da importância de doar sangue acontecerá em toda a comunidade Uncisal, por meio de redes sociais e distribuição de material impresso. Já no dia 14 - Dia Mundial do Doador de Sangue - o Projeto de Extensão Universitária D.O.E Vida (Doação, Orientação e Expansão de Vida) também estará junto na ação no hall da Uncisal, no horário das 9h às 13h. A “Tia Unci” acompanhará doadores até o Hemoal, localizado a poucos metros da Universidade.
Critérios para doação
Os critérios para doação de sangue são determinados pelo Ministério da Saúde (MS). Além de ter entre 16 e 69 anos de idade, boa saúde e peso igual ou superior a 50 quilos, o candidato não pode ter contraído Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade ou doença de Chagas.
No momento da doação ele deve apresentar um documento de identificação com foto e estar usando máscara. Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação ou ainda colocou piercing fica impedido de doar por um período de 12 meses após o procedimento.
Caso o voluntário esteja gripado, com Influenza ou Covid-19, deve aguardar cessarem os sintomas e, dez dias depois, pode se candidatar à doação. Se ele tiver sido vacinado contra a Covid-19 com os imunizantes Pfizer, Janssen, Astrazeneca e Pfizer Bivalente é preciso aguardar sete dias para doar, mas, se a vacina foi a CoronaVac, o tempo passa a ser de dois dias, o que também se aplica para a vacina contra a Influenza.
Utilize o formulário abaixo para comentar.