A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia foi reaberta totalmente nesta sexta-feira (20), após cerca de dois meses de funcionamento apenas da ala vermelha, voltada para o atendimento exclusivo de casos de urgência.
As outras alas – amarela e verde, que atendiam pacientes de menor risco – estavam fechadas desde agosto deste ano devido ao atraso no pagamento dos salários dos médicos e outros profissionais. Eles fecharam estes setores como forma de protesto.
Agora, o Instituto Diva Alves do Brasil, que administra a UPA, com apoio da Prefeitura de Delmiro Gouveia, regularizou a situação dos profissionais, que hoje reativaram o atendimento nos demais setores da unidade.
A UPA de Delmiro, que atende a pacientes oriundos de outros sete municípios da região, é mantida por meio de um convênio entre os governos estadual, municipal e federal. O Estado repassa mensalmente 150 mil reais, a União repassa 300 mil reais e a Prefeitura arca com mais 150 mil reais. O custo mensal, portanto, é de R$ 600 mil.
O atraso no pagamento dos funcionários, que gerou o fechamento de parte da unidade de agosto até ontem (19), foi devido à falta de repasse da parte que compete à Prefeitura de Delmiro Gouveia, o que já foi regularizado.
Utilize o formulário abaixo para comentar.