Centenas de cavaleiros e amazonas participam, neste domingo (22), da 7ª Cavalgada da Cacimba do Barro, na zona rural de São José da Tapera.
A concentração será a partir das 11h, no Sítio Piedade, de onde a cavalgada parte em direção à comunidade quilombola Cacimba do Barro. O evento é organizado pelo vereador Kel de Tigela (PRTB) e amigos.
Durante o percurso, os “aboiadores” serão Preá do Gado, Clóvis Vaqueiro, Teteu Bozo, Manoel das Dores, Olavo Silva e Manoel Cruz. Também haverá apresentação dos artistas Zé de Almeida, Jacques Santos, Mauricinhos da Vaquejada e Beto do Acordeon.
Origem da Cavalgada
De acordo com o portal Wikipédia, as cavalgadas no Brasil surgiram durante o processo de ocupação de territórios, entre os séculos 17 e 18.
Conduzindo o gado bovino ou equino de uma fazenda para outra, os tropeiros, montados a cavalos ou burros, se acampavam para descansar, agradecer e pedir proteção divina para eles e para os animais.
Era uma profissão bastante sofrida, mas fazia parte da vida de muitos brasileiros do meio rural daquela época. Uma cavalgada pode ser realizada por motivos religiosos, cívicos, diversão, esporte, ou associação de duas ou mais dessas atividades.
Hoje, essa prática é considerada uma mistura de religião, esporte, aventura, mas principalmente um patrimônio histórico cultural.
Utilize o formulário abaixo para comentar.