O jornalista e escritor Márcio Martins lançou em Canapi, no último sábado (22), o livro IndignAção, no qual ele faz provocações filosóficas sobre política partidária, religião e comportamento social.
“Sempre foi um sonho na verdade, tem muito tempo que eu venho planejando lançar esse livro. Mas, nunca tinha tido oportunidade, condições financeiras, não tinha ainda reunido as ideias. Depois que reuni as ideias, corri atrás de patrocínio para lançar um livro independente, e consegui ver, inclusive, que escrever o livro não era tão complicado quanto publicá-lo", relatou o escritor e jornalista, que é o segundo canapiense a lançar um livro no município.
Para concretizar o sonho de publicar o livro, Márcio Martins contou com o apoio de amigos, empresários e uma Lei Municipal de incentivo à cultura.
O evento foi prestigiado por estudantes de escolas da cidade, secretários municipais e políticos. "Vim aqui para prestigiar esse momento, parabenizar o Márcio pela obra e dizer que eu já vi algumas ‘lacunas’ que ele colocou no Facebook e vou ler com muito prazer porque é uma obra muito importante para um conterrâneo da gente", afirmou o professor e vereador por Inhapi, Roseildo da Silva.
Cultura local e incentivo à leitura
O secretário municipal de Educação de Canapi, Luiz Vieira, é amigo do escritor e foi importante para a concretização do sonho dele. “Eu tive o privilégio de participar da elaboração do livro, não com texto, mas dando força para o Márcio, dando opiniões. Ele pensou em desistir várias vezes, mas eu disse para ele não desistir porque é a cultura de nossa terra e nós vamos ter um escritor vivo, onde a gente vai estar no dia a dia falando com ele e lendo suas reflexões", disse.
Ele afirmou também que foram encomendados alguns exemplares do livro para serem disponibilizados na rede municipal de ensino. Para os alunos, o material será fonte de conhecimento e de pesquisa.
“Eu achei interessante para as pessoas terem uma ideia do que mudar nelas mesmas, o que fazer para si próprio ou saber como realmente está a sociedade para mudar não só ela,s mas as pessoas que estão ao ser redor, disse a estudante Sofia Vilar.
"Gostei muito desse livro, principalmente porque mostra a cultura do canapiense e porque, também, foi o segundo autor canapiense a fazer isso, então é muito importante para nossa cultura", declarou o aluno Luan Matheus, que tem costume de leitura diária e pensa em ser escritor no futuro.
O autor do livro também teve o cuidado de preparar textos curtos para atrair a leitura daqueles que não têm o hábito de ler. "O livro veio justamente para acalentar todas as situações de pessoas que têm uma certa preguiça de ler", resumiu o professor de língua portuguesa, Mailson Freitas.
Inicialmente, foi feita uma tiragem de mil exemplares do livro IndignAção, que está à venda nas redes sociais do escritor por um valor que não foi divulgado por ele.
"Sempre vai ficar à venda principalmente pela minha rede social, Instagram, Whatsapp, Facebook... Só é entrar em contato comigo que dou um jeito do livro chegar nas mãos das pessoas", concluiu o escritor.
Assista ao vídeo:
Utilize o formulário abaixo para comentar.