Buscar

Notícias

Compartilhe:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Morte do Padre Cícero, que foi prefeito e amigo de Lampião, completa 85 anos neste sábado
Ele nunca foi ordenado santo pela Igreja Católica mas, para o povo nordestino, nem precisa; Padre Cícero já é santo pelo que fez em vida e pelos milagres atribuídos a ele
Por Diego Barros
Padre Cícero Romão Batista viveu 90 anos e morreu no dia 20 de julho de 1934 - Foto: Reprodução

O “santo” mais popular nascido no Nordeste, Padre Cícero Romão Batista, viveu 90 anos e morreu no dia 20 de julho de 1934, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Neste sábado (20) completam-se 85 anos de sua morte.

Ele nunca foi ordenado santo pela Igreja Católica, mas, para o povo nordestino, nem precisa. Padre Cícero já é santo pelo que fez em vida e pelos milagres atribuídos a ele enquanto estava vivo e após a morte.

Natural do Crato (CE), após se instalar no povoado de Juazeiro do Norte (CE), ele desenvolveu intenso trabalho pastoral com pregação, conselhos e visitas domiciliares, como nunca se tinha visto na região. Dessa maneira, rapidamente ganhou a simpatia dos habitantes, passando a exercer grande liderança na comunidade, ainda no século XIX.

Paralelamente, agindo com muita austeridade, cuidou de moralizar os costumes da população, acabando pessoalmente com os excessos de bebedeira e a prostituição. Restaurada a harmonia, o povoado experimentou, então, os primeiros passos de crescimento, atraindo gente da vizinhança curiosa por conhecer o novo Capelão.

Um fato incomum, acontecido em 1º de março de 1889, o mesmo ano da Proclamação da República, transformou a rotina do lugarejo e a vida de Padre Cícero para sempre. Naquela data, ao participar de uma comunhão geral, oficiada por ele na capela de Nossa Senhora das Dores, a beata Maria de Araújo, ao receber a hóstia consagrada, não pôde degluti-la, pois a mesma transformara-se em sangue.

O fato aconteceu outras vezes, e o povo achou que se tratava de um novo derramamento do sangue de Jesus Cristo e, portanto, era um milagre autêntico. As toalhas com as quais se limpava a boca da beata ficaram manchadas de sangue e passaram a ser alvo da veneração de todos. Mas a Igreja Católica nunca reconheceu oficialmente o fato como um milagre e impôs punições ao Padre Cícero, inclusive o afastamento das funções, entre 1892 e 1916.

No final de 2015, o Vaticano perdoou as punições impostas ao Padre Cícero. A reconciliação é um passo definitivo para a reabilitação de Padre Cícero na Igreja Católica.

Política e relacionamento com o cangaço

O Padre Cícero também foi eleito prefeito de Juazeiro do Norte (CE). Os historiadores registram que ele tinha um bom relacionamento com o cangaceiro Lampião, que amedrontava as pequenas cidades do Nordeste com seu bando. Os livros de história também contam que, para combater a Coluna Prestes, que percorria o Brasil no final dos anos 20 e início dos anos 30, o governo federal pediu que o Padre Cícero negociasse o apoio de Lampião e seus homens.

Falando em nome do governo federal, o Padre fez a proposta a Lampião, que aceitou. Após o cumprimento da missão, o cangaceiro voltou a falar com o religioso para que os termos do apoio fossem cumpridos: o governo deveria ceder novas armas e uniformes ao bando e Lampião seria nomeado capitão.

Porém, o governo não cumpriu com tudo o que havia prometido, causando um mal estar no relacionamento entre o Padre Cícero e o cangaceiro. Desse momento em diante, mesmo sem ter sido oficialmente nomeado capitão, Lampião impôs que assim fosse chamado pelos seus homens: Capitão Virgulino.

Atualmente, Juazeiro do Norte recebe milhares de romeiros por ano, em diversas datas, como Dia de Finados, Semana Santa, Quaresma, meses de janeiro e fevereiro. É verdade que alguns vão movidos pela fé, outros vão apenas fazer turismo, muitos vão praticar o comércio e muitos outros vão perambular pelas ruas pedindo esmolas.

O corpo do Padre Cícero foi sepultado, em 1934, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte (CE). Tão popular quanto ele foi o religioso italiano Frei Damião de Bozzano que, em 1931 – portanto, três anos antes da morte do Padre Cícero – mudou-se para o Nordeste do Brasil e, em suas missões, atraía multidões de devotos.

Postada em 19/07/2019 11:30 | Atualizada em 19/07/2019 11:32
2 Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Veja mais de Cultura




A privatização da Ceal/Eletrobras, que foi comprada pela Equatorial, trouxe benefícios para a população?

Sim
Não
 

CNTV

1

Crueldade

Ex-agente penitenciário decapita a companheira adolescente e joga cabeça na casa da sogra

2

Absurdo

Ex-presidente do PSL em SC lamenta morte de “gatinha” enquanto “barangas” seguem vivas

3

Feminicídio

Violência contra mulher aumenta e causa 1.310 mortes no primeiro ano do governo Bolsonaro

4

Após troca de equipamento

Bolsonaro decide 'implodir' o Inmetro e anuncia demissão de toda a diretoria do órgão

5

Após ação do MPT/AL

Justiça determina que Ouro Branco coíba terceirização ilícita no serviço de limpeza urbana

6

Impasse

Conselho Regional de Enfermagem pede impugnação do edital do concurso de Delmiro Gouveia

1

Era empresário

Assassinato de Rodrigo Alapenha em Delmiro completa 30 meses e crime segue sem solução

2

Autoria desconhecida

Morador de Piranhas suspeito de chefiar quadrilha é encontrado morto em São José da Tapera

3

Senadinho

Pré-candidato a prefeito de Inhapi, Morcego é preferido pelo povo e impressiona Zé Cícero

4

Confira

Concurso público de Delmiro Gouveia tem 200 vagas e provas serão aplicadas no mês de abril

5

Confira

Prefeitura de Delmiro Gouveia divulga programação do Carnaval com mais de 15 atrações

6

Esporte e política

Na presença de Bolsonaro, Flamengo Antifascista ergue bandeira com rosto de Marielle

1

Confira

Concurso público de Delmiro Gouveia tem 200 vagas e provas serão aplicadas no mês de abril

2

Casa caiu

Acusado de participar de assalto a carro-forte em Inhapi morre em troca de tiros

3

Violência

Homem natural de Água Branca é morto a tiros na cabeça enquanto trabalhava no Maranhão

4

Ação criminosa

Mulher é rendida e tem moto roubada por criminosos em estrada vicinal de Água Branca

5

Era empresário

Assassinato de Rodrigo Alapenha em Delmiro completa 30 meses e crime segue sem solução

6

Senadinho

Pré-candidato a prefeito de Inhapi, Morcego é preferido pelo povo e impressiona Zé Cícero