O município de Monteirópolis vai sediar um grande encontro de vaqueiros de Alagoas e de outros estados neste sábado (7), a partir das 16h. Eles estarão na cidade para participar da 5ª Corrida de Argolinha do Parque Gilberto Silva, no Sítio Lagoa do Rancho.
Promovida por Gilberto Silva e família, a corrida vai reunir vaqueiros profissionais e amadores, atrações musicais regionais e um público interessado em prestigiar o esporte e curtir as músicas que fazem sucesso nos ritmos forró e o famoso piseiro.
Entre os profissionais, a disputa é por uma premiação total de R$ 3 mil, além dos troféus. Na categoria amador, estarão em disputa quatro carneiros e os troféus.
Chega ao pódio da competição o vaqueiro que mais vezes retirar a argolinha que fica presa por uma linha em uma espécie de trave, usando um tipo de “lança” e sob a qual o competidor deve passar montado no cavalo.
Para competir, basta ter um cavalo e comprar uma senha de participação. Cada senha dá direito a tentar retirar a argolinha sete vezes.
Quem não tiver cavalo pode conseguir um lá mesmo, no local do evento, emprestado por outros competidores. Quem mais retirar a argolinha usando a lança acumula mais pontos e avança na competição. Além do Sertão de Alagoas, são esperados competidores de Maceió, Santana do Mundaú, Águas Belas (PE).
A entrada no local do evento, no Parque Gilberto Silva, no Sítio Lagoa do Rancho, é gratuita para todo mundo.
A corrida de argolinha é uma prática esportiva que foi trazida ao Nordeste do Brasil pelos colonizadores europeus. Ela surgiu na Idade Média, em meio às cavalarias dos antigos reinos e feudos. No Brasil, tornou-se uma tradição que passa de geração para geração e é praticada de maneira festiva pelo interior do Nordeste, reunindo centenas de participantes em cada evento.
Utilize o formulário abaixo para comentar.