Vaqueiros de vários municípios do Sertão de Alagoas realizaram, na tarde desta quarta-feira (12), por volta das 16h30, em Santana do Ipanema, uma cavalgada, em defesa da prática da vaquejada.
A manifestação faz parte da mobilização contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que na última quinta-feira (6) considerou inconstitucional uma Lei do Estado do Ceará que pretendia regularizar a vaquejada como uma prática cultural e desportiva.
A comissão organizadora da mobilização estimou que cerca de 800 vaqueiros participaram da cavalgada, que percorreu um trecho da BR-316 e as principais ruas do município.
Os vaqueiros foram até a praça Dr. Adelson Isaac de Mirante, no centro da cidade, onde houve vários discursos, dentre eles, o do capitão da Polícia Militar de Alagoas Winston Santana, que foi um dos organizadores da manifestação. “Pedimos a conscientização dos ministros do STF para olharem o nosso regulamento, que é rigoroso em relação aos maus tratos aos animais”, disse o capitão.
Winston Santana também agradeceu os apoios do governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, do deputado estadual Isnaldo Bulhões Júnior, e de Isnaldo Bulhões, que foi eleito prefeito de Santana do Ipanema, nas eleições deste ano.
Além da presença dos vaqueiros, a manifestação, que foi encerrada por volta das 22h, teve a presença de várias pessoas simpatizantes da vaquejada. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF/AL) estiveram acompanhando a mobilização que, segundo a organização, ocorreu dentro da normalidade.
Assista ao vídeo:
Utilize o formulário abaixo para comentar.