O Botafogo não aproveitou o jogo a menos que tinha em relação ao Palmeiras ao só empatar contra o Fortaleza. Com isso, não reassumiu a liderança e viu as chances de o título ficar com o Alviverde paulista subirem de 44,30% para 45,93%. Uma leve subida, mas bastante significativa, já que a equipe de Abel Ferreira depende apenas dos próprios resultados para comemorar mais um título do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro carioca está com 28,8% de possibilidades de ser campeão.
Ao contrário do Botafogo, o Flamengo aproveitou o jogo atrasado para vencer o Bragantino, passar o rival do interior paulista, Grêmio e Atlético-MG na classificação geral e subir suas chances de título de 6,07% para 11,69%, colocando-se como a equipe que corre por fora na disputa pela taça do Brasileirão.
O Bragantino, por sua vez, foi para o jogo do Maracanã com 15,23% de possibilidades de título e saiu com 6,29% em quinto lugar. No fim de semana, o Massa Bruta vai precisar se recuperar novamente fora de casa, já que encara o Internacional no Beira-Rio.
Importante entender que as chances do Bragantino são maiores que as de Grêmio(5,71%) e Atlético-MG (1,50%) pelos adversários que cada um vai enfrentar. O Massa Bruta é o único que vai pegar uma equipe já rebaixada e em casa: o Coritiba. O Coxa ainda não está matematicamente na Série B, mas, pelas projeções do Espião Estatístico, não consegue mais se salvar.
Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, analisamos todas as finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 4.139 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013, que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da expectativa de gol (xG), métrica consolidada internacionalmente. Os dados ajudam a calcular as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, fazendo 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.
Chances de permanecer na Série A
Após as cinco partidas adiadas serem realizadas, e todos os 20 times do Brasileirão estarem com 34 jogos, o Bahia não entrou em campo, foi para o Z-4 e viu suas chances de permanência na Série A diminuírem. Ao fim da 34ª rodada, antes da Data Fifa, as possibilidades de o Tricolor baiano seguir na elite estavam em 50,54% e agora foram para 43,38%.
O grande problema para os baianos foi que Cruzeiro e Vasco, seus adversários diretos na luta pela permanência, pontuaram e melhoraram suas perspectivas de seguir na Série A em 2024. A Raposa fez 4 pontos e os cruz-maltinos marcaram mais um pontinho na tabela. Agora, os mineiros estão com 83,50% de chances de permanência, e os cariocas estão com 88, 52%.
Na 35ª rodada, os três rivais vão jogar fora de seus domínios. Na sexta, o Bahia pega o Corinthians em São Paulo. No sábado, o Vasco visita o Athletico-PR em Curitiba. Por fim, na segunda, o Cruzeiro fecha a jornada encarando o Goiás em Goiânia.
Os seis primeiros colocados (Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Grêmio, Bragantino e Atlético-MG) seguem com mais de 90% de chances de terminarem com as seis vagas à Libertadores distribuídas pelo Campeonato Brasileiro.
Utilize o formulário abaixo para comentar.