A Seleção Brasileira de judô embarca na próxima sexta-feira dia 29 para Havana, em Cuba, buscando defender o título por equipes no Campeonato Pan-Americano da modalidade. Em 2015, o Brasil foi campeão por equipes tanto no masculino quanto no feminino e saiu de Edmonton, no Canadá, com oito medalhas de ouro.
A jovem Nathália Brígida, 22 anos, fará sua estreia no torneio. “Estamos fazendo uma preparação intensa para essa competição. Por ser um torneio com um número menor de atletas, estou treinando especificamente para as adversárias que posso enfrentar. Quero conquistar esse primeiro título na minha carreira”, afirmou a judoca medalhista de bronze no Jogos Pan-Americanos de Toronto.
“Estou bem motivado e me preparando da melhor forma para chegar nessa competição no meu 100%. Isso me deixa mais motivado ainda para chegar confiante. Por ser um ano olímpico, o Pan é muito importante para todos os atletas. Ninguém vai entrar para perder”, afirmou Alex Pombo, bicampeão do torneio na categoria até 78 kg.
Medalhista de prata em 2015, Mariana Silva (63 kg) também está confiante na preparação e evolução conquistada desde a última competição continental. “Acho que no último Pan faltou um pouco mais de tranquilidade no final, uma tática melhor de luta. Me sinto mais forte, mais pronta, com uma cabeça melhor. Senti que evolui taticamente e estrategicamente”, afirmou.
Os atletas ressaltaram a importância desse evento como preparação para os Jogos Olímpicos, já que os principais atletas de toda a América estarão presentes. A equipe ficará concentrada em um campo de treinamento de alto rendimento no Rio de Janeiro até esta sexta-feira.
A seleção de judocas do Brasil será representada por Sarah Menezes e Nathália Brígida (48kg) Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman e Rochele Nunes (+78kg), Felipe Kitadai e Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg), Alex Pombo (78kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Silva e David Moura (+100kg).
Utilize o formulário abaixo para comentar.