No dia 7 de maio acontecerá o UFC 274, o evento, que é a maior competição de artes marciais mistas do mundo. O evento terá no card principal Charles do Bronx, lutador brasileiro detentor do cinturão dos leves do UFC, defendendo seu título pela 2ª vez contra o americano Justin Gaethje.
Além desta luta, o UFC 274 contará com outras lutas importantes em seus cards, como a luta do veterano Maurício Shogun Rua contra Ovince Saint Preux pelos meio-pesados, disputa do cinturão feminino dos palhas e uma brasileira proeminente na competição. O evento, que estava programado para acontecer no Rio de Janeiro e não foi possível devido às restrições da COVID-19, acontecerá em Phoenix, nos Estados Unidos.
Charles do Bronx continua firme com o cinturão dos leves
O lutador atualmente é a maior referência brasileira dentro de um esporte que já teve muitos campeões do nosso país. Charles, conquistou o título dos leves ao vencer Michael Chandler, no UFC 263 em maio do ano passado, após derrotá-lo em um nocaute avassalador no começo do 2º round.
A luta do título vago do UFC, tinha sido difícil no 1º round para Charles exigindo tanto do seu jiu-jitsu quanto do seu jogo em pé. Porém no início do 2º round, o brasileiro conseguiu acertar um jab de esquerda desconcertante no rosto de Michael Chandler, que terminou em uma finalização por nocaute. A luta, foi escolhida como a melhor da noite, sendo a cereja de um bolo de um cartel de 9 vitórias consecutivas até então.
Após esta luta o brasileiro fez sua 1ª defesa no UFC 269 em dezembro, contra Dustin Poirier. O americano que tinha um cartel de 28 vitórias e 6 derrotas e teve mais uma anotada, ao perder em um mata leão em pé na grade para Charles no fim do 1º minuto do 3º round. Aliás, outra característica do brasileiro é o seu jogo de Jiu-jitsu. No total o atleta coleciona 15 vitórias por submissão usando o tradicional Jiu-jitsu brasileiro.
Desta vez o desafio de Charles do Bronx será contra outro americano, Justin Gaethje, o americano de 33 anos já foi campeão no World Fight Series e tem um cartel de 23 vitórias e 3 derrotas. Dentro do UFC ele, já teve vitórias importantes contra Edson Barboza, Donald Cerrone e também sobre Michael Chandler no UFC de Dezembro. Agora o atleta se prepara para sua 2ª tentativa de conquista do cinturão, já que a última, foi a derrota para o lendário Khabib Nurmagomedov.
Justin quer somar sua 7ª vitória dentro do UFC, contra Charles que está em busca da sua 11ª vitória consecutiva, ambos atletas são referência no esporte, porém Charles é a maior aposta brasileira na competição de MMA. O detentor do cinturão dos leves, fez jus ao título, fazendo vitórias espetaculares utilizando seu muay thai afiado e seu Jiu-Jitsu faixa-preta considerado o melhor praticado no UFC recentemente.
O UFC 274 contará também com luta de ex-campeão brasileiro e outros destaques da atualidade.
Para alegria da torcida brasileira fã de UFC, o evento que acontecerá no próximo sábado também contará com a presença do curitibano Maurício “Shogun” Rua. O lutador que é veterano no evento já foi campeão dos pesos meio-pesados em 2010 contra Lyoto Machida e também já fez lutas emblemáticas com Chuck Liddell, Minotouro, Alistair Overeem, entre outros durante sua carreira.
Desta vez a luta será uma revanche contra Ovince Saint Preux que já ganhou do atleta brasileiro em 2014 no Fight Night 56 que aconteceu em Uberlândia. Depois disso houve mais uma tentativa de luta, porém o atleta brasileiro se machucou. Shogun lutará após estar parado desde 2020, já Ovince Saint Preux, nesse meio tempo fez 2 lutas que acabaram em derrotas para Jamahal Hill e Tony Boser.
O UFC 274 ainda terá outros cards importantes, um deles é a defesa de cinturão de Rose Namajunas no peso-palha feminino, que defenderá o cinturão pela 2ª vez contra Carla Esparza. A atleta defenderá o título interino contra a veterana Carla Esparza, que também já foi detentora do cinturão em 2014. Apesar de a rival apresentar um jogo parecido e uma envergadura menor, o desafio ainda será grande para Rose.
Por último, outro destaque que vale ressaltar no evento que ocorre no próximo sábado é a luta da brasileira Norma Dumont Viana que atualmente possui 7 lutas vitórias e apenas 1 derrota, quando estreou no programa de TV. A brasileira vem ganhando cada vez mais destaque no UFC e concatenou uma sequência de 3 vitórias com sua forte trocação, bom Jiu-Jitsu e estilo agressivo.
Agora a brasileira enfrentará durante o card preliminar a pedreira Macy Chiasson, a americana, que conta um cartel de 8 vitórias e 2 derrotas. Porém em sua última luta enfrentou problemas, já que, além de não bater o peso no retorno aos penas, ainda foi finalizada em um guilhotina no UFC Fight Night em dezembro para Raquel Pennington. Apesar da grande vantagem no tamanho, a brasileira pode usar o seu jogo de chão para neutralizar a envergadura da adversária no próximo sábado.
Utilize o formulário abaixo para comentar.