O procurador-geral do Ministério Público Estadual (MPE), Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, concedeu entrevista coletiva à imprensa de Delmiro Gouveia e falou sobre a operação do órgão deflagrada na manhã desta sexta-feira (15), onde realizou buscas nas Secretarias de Administração, Finanças e no setor de licitação.
O procurador informou que existe na Procuradoria Geral, dois procedimentos de investigação criminal referente ao município de Delmiro Gouveia. “Solicitamos ao Tribunal de Justiça e nos foi concedido pelos desembargadores José Carlos Malta Marques e João Luiz Azevedo, mandados de busca e apreensão. Hoje, estamos cumprindo essa ação, arrecadando documentos, porque há indícios fortíssimos de desvio de recursos públicos”, afirmou.
Alfredo ressaltou que existem várias linhas de investigação dessas possíveis irregularidades. Ainda de acordo com ele, pela análise das denúncias recebida pela órgão, a mais grave é a que envolve locação de veículos.
“Existem outras situações que merecem um aprofundamento, mas nessa parte de locação de veículos e máquinas pesadas é que estamos concentrando nossos trabalhos”, acrescentou.
Ainda na entrevista, o procurador informou que com a posse desses documentos, o Ministério Público fica respaldado da decisão que vai ser tomada. “Parece que as mazelas se repetem e os gestores do Sertão não aprendem. Isso é muito ruim para Alagoas e para as políticas públicas que necessitam de eficiência e probidade, para que a população tenha o mínimo de dignidade possível”, explicitou.
Sobre os processos apreendidos na operação deflagrada, Gaspar afirmou que vários foram os documentos recolhidos. “Eles vão desde a parte de licitação, até a parte de pagamento, passando pelos balancetes”, explicou.
Sobre o resultado da ação do MPE nesse processo, o procurador disse que cabe ao órgão apurar e, caso haja as irregularidades, entrar com ação penal contra o prefeito Eraldo Cordeiro (PSD).
“Depois da apuração, caso seja comprovado o desvio, o MPE vai solicitar as medidas cautelares e o que demanda aquele instante para a melhoria do município. Ainda está cedo para falar dessas medidas efetivas”, informou
Alfredo também explicou quais serão as medidas tomadas pelo órgão, caso seja comprovado o desvio de recursos públicos. “Com essas provas de forma robusta, entraremos com ação penal, medidas cautelares e da busca por condenação. Não podemos deixar que desvios de recursos continuem a acontecer”, completou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.