Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) agiu rápido e prendeu quatro pessoas, na tarde desse sábado (13), por volta das 16h30, após receber uma denúncia sobre desmatamento ilegal em uma área de preservação indígena da etnia Pankararu, no povoado Alto Bonito, em Delmiro Gouveia.
Ao chegar ao local indicado, os policiais se depararam com quatro homens carregando um caminhão Mercedes Benz/Atron 2324, de placa OLL-4617 de Monte Alegre (SE), com madeira recentemente suprimida. Questionado sobre a origem da madeira, o motorista do caminhão, cujo nome não foi informado pela polícia, revelou que a carga havia sido negociada entre seu patrão, residente em Monte Alegre-SE, e dois homens de Delmiro Gouveia, conhecidos como "Viola" e "Burré".
O motorista informou ainda que a madeira já estava cortada e separada por Viola, e que eles estavam apenas carregando o caminhão. Ele admitiu não possuir licença para a supressão da madeira e alegou desconhecer que se tratava de uma área indígena. Habitualmente, ele transporta blocos de Sergipe para Alagoas, retornando com madeira.
Os envolvidos foram encaminhados ao 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), situado na cidade. Após contato entre o subcomandante do quartel, Capitão Mahatma, o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Antônio Diniz, e o delegado plantonista da Polícia Federal, ficou decidido que a Secretaria Municipal confeccionaria um processo administrativo ambiental, que seria posteriormente remetido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) devido à natureza federal da infração.
A Secretaria de Meio Ambiente emitiu autos de infração referentes à apreensão de madeira proveniente de área protegida e ao transporte irregular de madeira proveniente da mesma área. O veículo e a madeira foram apreendidos pelo órgão municipal.
Utilize o formulário abaixo para comentar.