Cinco animais, sendo três vacas e dois bezerros, foram recuperados no início da noite desta sexta-feira (22), por volta das 18h30, poucas horas após serem roubados de propriedade a margem da rodovia BR-423, no Sitio Capiazinho, em Ouro Branco.
O proprietário, José Carlos Martins de Souza, 43, percebeu o furto quando encontrou os arames farpados da propriedade cortados e a porta do depósito de rações arrombada. Ele divulgou o roubo em grupos de WhatsApp, de modo que foi informado que homens suspeitos teriam sido vistos em uma D-20 com carga volumosa, próximos de um posto de combustíveis do povoado Carié, em Canapi.
Com a ajuda de um tenente da reserva da Polícia Militar (PM/AL), que procurou o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Canapi, foi descoberto que os animais estariam em uma fazenda no Sítio Alto Bonito, na zona rural de Delmiro Gouveia.
Guarnições do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes/9º-BPM), Força Tarefa (FT-2) e Companhia Indepedente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes-Caatinga) foram até o local informado e encontraram os animais em uma fazenda, aos cuidados de um jovem de 18 anos que disse ser contratado como vaqueiro da propriedade e indicou onde residia o patrão, Israel Barbosa da Silva, 30.
Pai do suspeito de ter arrendado a propriedade para manter animais roubados, Alberino Barboza da Silva, 71, esteve presente no local e explicou que os cinco animais haviam sido deixados na propriedade pelos filhos Israel e Rafael Barboza da Silva, 35, que o teriam dito ter comprado os bovinos em uma localidade conhecida como “Capoeira”, próxima de Garanhuns (PE). O homem disse que ficou com os animais no cercado a pedido dos filhos, mas que não sabia que eles tinham sido roubados.
Na mesma loclaidade, os policiais verificaram que tinham outras 22 vacas e 6 bezerros de procedência duvidosa.
Os filhos do dono da fazenda não foram encontrados pelos policiais, que, diante da situação, levaram o pai deles e o vaqueiro para o Centro Integrado de Segurança Pública de Batalha (Cisp), onde foram eles ouvidos e ficaram à disposição da Justiça. Os animais foram devolvidos ao proprietário.
Utilize o formulário abaixo para comentar.