Jakson Riuk Lucena Ferreira, 32, apoiador da candidata a prefeita de Canapi, Josélia Irmã de Zé Hermes (PP), foi preso em uma concentração de uma caminhada eleitoral no município, na tarde da última sexta-feira (6). A prisão ocorreu em via pública, na rua principal do bairro Cacimba das Cabras, enquanto a candidata e outros correligionários se reuniam para participar do evento.
Jakson, que trabalha na Prefeitura de Canapi, foi detido pela Polícia Militar em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Campinas-SP (processo nº 1500981-69.2021.8.26.0114). Ele foi condenado a 23 anos e 4 meses de reclusão em regime inicialmente fechado pelo crime de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal, que penaliza a prática de conjunção carnal ou ato libidinoso com menor de 14 anos.
A condenação também incluiu a causa de aumento de pena do artigo 226, II, do Código Penal, por relação de proximidade ou autoridade com a vítima. Além disso, o crime foi classificado como continuado, conforme o artigo 71 do CP, uma vez que o abuso teria sido praticado repetidas vezes. Com isso, a pena foi elevada, e Jakson Riuk deverá cumprir sua sentença em um estabelecimento de segurança máxima.
O fato de Jakson ser um ferrenho apoiador do grupo político de Zé Hermes chamou atenção no cenário eleitoral de Canapi. A própria Josélia, irmã de Zé Hermes e candidata à prefeitura, presenciou o momento em que seu cabo eleitoral foi algemado e conduzido pela polícia em meio do evento que organizava. Ela não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido.
Utilize o formulário abaixo para comentar.