Uma grande operação integrada entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público de Alagoas (MPAL) foi deflagrada nas primeiras horas da manhã dessa quarta-feira (8), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas e comércio ilegal de armas no Sertão alagoano.
Batizada de Operação Sertanejo, a ação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em conjunto com a Diretoria de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Dracco) e o 7º Batalhão da Polícia Militar. Estão sendo cumpridos 34 mandados judiciais, sendo 9 de prisão e 25 de busca e apreensão nas cidades de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras. Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, cinco pessoas foram presas, e houve apreensão de armas e dinheiro, segundo informações preliminares repassadas pela SSP.
As investigações apontaram que o grupo criminoso possuía estrutura organizada, com integrantes responsáveis pela distribuição de drogas em diversos municípios do Sertão. O nome da operação faz referência direta à área de influência do grupo, que tinha como principal base de atuação o Sertão de Alagoas, mas com ramificações em outras regiões do Estado.
O delegado Igor Diego, diretor da Dracco, destacou a importância da integração entre as forças de segurança.
“A Operação Sertanejo é resultado de um trabalho conjunto entre o Gaeco, a SSP, a Polícia Civil e a Polícia Militar. Essa união de esforços tem sido fundamental para desarticular organizações criminosas e devolver tranquilidade à população sertaneja”, afirmou.
Apreensão de drogas durante as investigações
Durante as investigações que deram origem à operação, no dia 24 de setembro, policiais militares do 7º BPM apreenderam aproximadamente 12 quilos de maconha e um tablete de cocaína em um terreno na cidade de Santana do Ipanema.
O flagrante ocorreu após o monitoramento de um dos suspeitos com o uso de um drone policial, no momento em que ele se preparava para retirar parte do material. Ao perceber a presença do equipamento, o suspeito conseguiu fugir, deixando a droga escondida no local.
Força-tarefa integrada
Para garantir o cumprimento dos mandados, foi montada uma força-tarefa com dezenas de equipes operacionais. Participam da operação os batalhões 7º, 3º, 9º, 10º e 11º da Polícia Militar, a 6ª Companhia Independente, a Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes-Caatinga), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o Canil do 3º BPM, o Departamento Estadual de Aviação (DEA) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).
Pela Polícia Civil, atuam equipes da Dracco, CORE e das Delegacias Regionais de Santana do Ipanema e Batalha.
A SSP e o MP de Alagoas reforçaram que a Operação Sertanejo representa mais um passo importante no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas no interior do Estado.
A população pode contribuir com informações anônimas através do Disque Denúncia 181, serviço gratuito e com garantia total de sigilo.
Utilize o formulário abaixo para comentar.