Policiais apreenderam diversos materiais roubados ou furtados, na manhã desta quarta-feira (20), nos municípios de Ouro Branco e Maravilha, durante operações desencadeadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPE/AL).
De acordo com os militares, foram apreendidos dois revólveres calibres .38, 17 munições calibres 12 intactas, 13 munições calibres .38 intactas, duas munições calibre .38 deflagradas, um Jet Loader, um punhal, um espingarda calibre 12 com numeração suprimida, um celular Samsung preto, três munições de calibre .38 deflagradas, cinco munições de calibre .32 intactas, dez trouxinhas de maconha, um tablete pequeno de cocaína, uma espingarda .32, seis espingardas artesanais, 15 cartuchos de .32 para recarregar, três pólvoras, 500g de chumbo, duas caixas de espoletas, um mecanismo de espingarda, uma espada, uma munição de 762, dois carregadores de cartucho e 28 projéteis.
Os materiais foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia (1ª-DRP), situada em Delmiro Gouveia, para realização dos devidos procedimentos.
Operações Gold e Arapuca
As investigações foram realizadas pelo Gaeco e pela Promotoria de Justiça do município de Maravilha, em parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar, e visam desarticular duas organizações criminosas que vinham praticando tráfico de drogas, roubo a residências e comércio ilegal de arma de fogo na região.
Com base nas provas técnicas apresentadas, o Gaeco realizou a representação dos mandados, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Serão cumpridos sete mandados de busca e apreensão pela operação Gold e outros seis pela operação Arapuca.
A operação Arapuca ganhou este nome em alusão à armadilha feita de madeira destinada a capturar aves e pequenos animais. O município de Maravilha vinha sofrendo com uma série de roubos a residência e diante desta situação, as forças policiais buscam uma armadilha para capturar os criminosos.
Já a Operação Gold ganhou este nome em referência ao nome do município de Ouro Branco, onde serão cumpridos os mandados. No inglês, o termo gold significa ouro.
Efetivo participante
Para dar cumprimento aos mandados judiciais expedidos para as duas operações, foram empregados policiais militares do 7º e 9º Batalhões e da Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes/Caatinga). O Grupamento Aéreo da SSP também participa dando suporte aéreo às operações.
Utilize o formulário abaixo para comentar.