A ex-secretária de Saúde de Mata Grande, Andressa Campos, apresentou-se à Justiça e prestou esclarecimentos sobre uma investigação do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), que apura o suposto desvio de verbas públicas que deveriam ter sido usadas na compra de medicamentos.
Andressa é filha do atual prefeito de Mata Grande, Erivaldo Mandú (PP). Ela foi secretária de Saúde do município até dezembro de 2016, na gestão do ex-prefeito Jacob Brandão (PP), que ainda está foragido da Justiça.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Ministério Público Estadual (MPE), Andressa não é mais considerada foragida, mas ainda é investigada no caso.
O cargo de secretário de Saúde do município é exercido atualmente pelo marido de Andressa, Gabriel Brandão, que é primo do ex-prefeito Jacob.
A operação do Gecoc
No dia 19 de julho, o Gecoc realizou uma operação para cumprir mandados de busca, apreensão e prisão contra várias pessoas ligadas a três prefeituras. Entre os presos, o mais conhecido é o ex-prefeito de Girau do Ponciano, Fábio Rangel Nunes de Oliveira. A ex-prefeita de Passo do Camaragibe, Márcia Coutinho Nogueira de Albuquerque, também teve a prisão decretada em julho, assim como o ex-prefeito de Mata Grande, Jacob Brandão.
De acordo com as investigações do Ministério Público, que começaram em março último, os ex-prefeitos teriam participado de um esquema criminoso envolvendo suposta compra de medicamentos por meio de notas fiscais fraudulentas.
Nas irregularidades apuradas pelo Gecoc, ficou comprovado que José Jacob Gomes Brandão, Fábio Rangel Nunes de Oliveira e Márcia Coutinho Nogueira assinaram procedimentos licitatórios que beneficiaram a RR Distribuidora, autorizando pagamentos de verbas públicas em favor da referida empresa, sem que qualquer mercadoria tivesse sido fornecida ou serviço prestado.
O prejuízo causado, segundo os investigadores, já ultrapassaria as cifras de R$ 3 milhões. E tal valor foi confirmado ao Gecoc por uma pessoa que aceitou o benefício da colaboração premiada e decidiu revelar o esquema criminoso.
LEIA MAIS:
Mata Grande: além de Jacob Brandão, Gecoc também procura filha do prefeito Erivaldo Mandú
Gecoc procura ex-prefeito Jacob Brandão, de Mata Grande, para cumprir mandado de prisão
Utilize o formulário abaixo para comentar.