As investigações apontaram quatro homens da mesma família como autores do atentado à bala que resultou na morte dos irmão Gilberto Batalha da Silva, conhecido como “Beto”, 40, e Manoel Messias Batalha da Silva, 49, e deixou outro gravemente ferido, identificado como Marcos Batalha da Silva, mais conhecido como “Marcos”, 37.
O crime aconteceu no início da manhã desta quinta-feira (13), por volta das 7h, na Rua Santo Antônio, no povoado Santana Cruz do Deserto, em Mata Grande. Os suspeitos foram identificados como Gastão Batalha Pereira, 52, e os filhos Janiel da Silva Pereira, conhecido como “Niel”, 30, Jamerson da Silva Pereira, o “Naninho”, 35, e Janderson da Silva Pereira, 31.
Conforme o que foi apurado pela equipe do delegado Thales Silva Araújo, titular da Delegacia Distrital de Polícia (28º-DP), as duas famílias têm propriedades vizinhas e viviam se desentendo há muito tempo. Os ânimos se acirraram após o gado da família Benevito ter estourado a cerca e entrado nas terras dos Gaston.
“Há uns dias, o gado das vítimas tinha entrado na propriedade dos suspeitos e eles já tinham advertido os donos dos bichos para tomarem uma providência. Após a advertência, o problema voltou a acontecer e provocou a situação violenta”, disse o escrivão de polícia Edmilson Correia, em entrevista ao Correio Notícia.
Conforme a investigação policial, no dia do crime, o senhor Gaston flagrou uma vaca de propriedade das vítimas comendo por cima dos arames farpados as folhas de alguns pés de mandioca da roça dele e começou a tanger o bicho do local, atirando-lhe pedras e pedaços de pau. A cena foi presenciada por Marcos, irmão dos dois homens que morreram.
Ele retornou para casa e avisou para um dos irmãos o que estava acontecendo. Quatro irmãos se juntaram e foram até o local, para tirar satisfações com Seu Gaston, mas, chegando na localidade, encontraram apenas a vaca morta.
Revoltados, os quatro irmãos se armaram com facas e dirigiram-se até a residência de Seu Gaston, onde queriam tirar satisfações sobre o ocorrido, mas foram surpreendidos por ele e dois filhos identificados como Jamerson e Jean, que estariam armados com espingardas e revólveres.
Iniciou-se um tiroteio, o qual resultou em três dos quatro irmãos baleados. O quarto irmão, José Luiz Batalha Silva de Macedo, 36, conseguiu fugir, sem ser ferido. Gilberto Batalha e Manoel Messias morreram na hora, com vários tiros e facadas, já Marcos foi socorrido ferido à bala e com uma faca encravada nas costas. Ele foi levado para a unidade mista de saúde da cidade, de onde foi transferido para o Hospital Regional de Santana do Ipanema. O estado de saúde dele seria de risco de morte.
No fim da tarde desta quinta-feira (13), um mandado de busca e apreensão, expedido pela Comarca local, foi cumprido nas residências dos suspeitos, que, na ocasião, não foram localizados pelas equipes policiais. Nos imóveis foram apreendidas munições (calibres 12, 38 e 9 mm), documentos e um HD contendo imagens de câmeras de segurança.
Utilize o formulário abaixo para comentar.