A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), por meio da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), cumpriu nesta quarta-feira (6) um mandado de prisão contra José Leide da Silva, mais conhecido como “Dequinha”, de 46 anos. O mandado foi expedido pela Comarca de Piranhas/AL e refere-se a um crime de homicídio qualificado, ocorrido em outubro de 2008, no Distrito do Piau, zona rural do município.
Segundo os autos do processo, Dequinha assassinou José Ednaldo da Silva Ferreira, popularmente conhecido como “Dinho”, com violentíssimos golpes de facão nas costas, motivado por um desentendimento anterior envolvendo um terceiro identificado pelo apelido de Nanô.
Conforme o inquérito, no dia do crime, Nanô teria ameaçado a vítima dizendo que iria matá-la. Ele foi impedido por populares, mas pouco depois acionou Dequinha, que teria vindo em sua “defesa”. Armado com um facão, Dequinha perseguiu a vítima e a atingiu mortalmente pelas costas.
Após o crime, o acusado fugiu e permaneceu foragido por mais de 16 anos, tendo seu paradeiro se tornado desconhecido mesmo após diversas diligências. Recentemente, ele foi localizado no próprio Distrito do Piau, onde vivia discretamente.
A operação para cumprimento do mandado foi conduzida pela equipe da Dinpol com apoio do Centro Integrado de Segurança Pública de Piranhas (Cisp), que efetuou a prisão. Após ser capturado, José Leide foi encaminhado à unidade policial, onde passou pelos trâmites legais e ficou à disposição da Justiça para audiência de custódia.
Utilize o formulário abaixo para comentar.