Uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) e a Polícia Civil da Bahia (PC/BA), deflagrada na tarde desta sexta-feira (29), resultou na prisão de José Ênio Barbosa, conhecido como Zé Ênio, de 63 anos. A ação contou com a participação da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), da 2ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Santana do Ipanema e da 18ª Delegacia Territorial de Paulo Afonso/BA (COORPIM).
José Ênio é acusado de cometer um homicídio no dia 19 de dezembro de 2023, no Sítio Mendes, zona rural de Poço das Trincheiras, Alagoas. Segundo a investigação, Damião Avelino foi baleado após solicitar que o autor desligasse um "paredão" de som com volume alto. Insatisfeito com o pedido, Zé Ênio teria disparado contra a vítima com uma espingarda artesanal do tipo "soca tempero". A vítima foi socorrida, mas faleceu no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema, no dia 28 de dezembro de 2023.
Após meses de investigações, Zé Ênio foi localizado na cidade de Paulo Afonso, na Bahia. Ele foi preso e conduzido à Delegacia Territorial do município, onde ficará à disposição da Justiça para responder pelo crime.
Detalhes do crime
Na época, equipes da Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes/Caatinga) foram acionadas para atender a ocorrência de tentativa de homicídio. Na residência de Zé Ênio, os policiais encontraram uma espingarda e uma jaqueta ensanguentada, além de R$ 6.685,85 em espécie. Também foi descoberto no local um espaço utilizado como fábrica artesanal de armas, onde mais uma espingarda e quatro coronhas foram apreendidas.
O caso foi registrado na delegacia de Delmiro Gouveia, onde o material foi apreendido. A prisão de Zé Ênio encerra uma longa busca e reforça o compromisso das forças policiais em combater a impunidade e garantir a justiça.
Utilize o formulário abaixo para comentar.