Ameaças de morte, denúncias de compra de votos e flagrantes uso do poder econômico são algumas das preocupações da Justiça Eleitoral e da cúpula da segurança pública em quatro cidades do Sertão, nas eleições do domingo, 15 de novembro.
Olivença, Batalha, Major Izidoro e Mata Grande ganhão atenção especial. Em Batalha e Mata Grande o policiamento será reforçado por tropas do Exército, que chegam as cidades já na quinta-feira (12).
A Polícia Federal (PF) também já traçou um planejamento logístico que atenderá essas cidades logo que forem detectados os primeiros indícios de crimes, seja na véspera ou no dia do pleito. Um delegado e vários agentes vão ser deslocados para uma cidade próxima, de onde monitoraram todos os acontecimentos.
Em Olivença dois grupos brigam pela cadeira de prefeito. Josimar Dionísio (PL), o ‘Jó’, disputa contra Jorginaldo Vieira de Meneses (MDB).
Em Batalha, cinco candidaturas não têm se respeitado e os ataques mútuos são uma constante. A atual prefeita e mulher do deputado estadual Paulo Dantas, Marina Dantas (MDB), vai à reeleição contra Luciano Melo (DEM), Paulo José Dantas (PSB), Romeu Juliano Costa (AVANTE) e José Paulo Rodrigues (PL).
Na cidade de Major Izidoro as duas candidaturas também vivem às turras. Alexsander Mariano (MDB) disputa com o grupo liderado por Theobaldo Cavalcanti Lins (Progressista).
Já em Mata Grande, a política de outros dois grupos também preocupa. Erivaldo Mandu (PTB) disputa com José Júlio Gomes Brandão (PDT).
Mas a segurança pública também vê com preocupação as eleições em outras cidades sertanejas e já montou estratégias que visam garantir a segurança e a lisura do pleito em Jacaré dos Homens, Belo Monte, Olho d’Água das Flores, Palestina, Pão de Açúcar, São José da Tapera e Piranhas. Em todas elas homens da Polícia Militar (PM) vão reforçar o policiamento já a partir do sábado (14).
Utilize o formulário abaixo para comentar.