Tomam posse na Câmara Municipal de Mata Grande, na manhã desta quarta-feira (25), os suplentes das vereadoras Diana Brandão (PP) e Josivânia Freitas (PSB), afastadas dos cargos pela Justiça na semana passada, acusadas de receberam propina do prefeito Erivaldo Mandu (PP) para votarem a favor de projetos de interesse do Município.
Com 115 votos, a terceira suplente da coligação “Unidos com a Força do Povo”, Luzia de Caíca (PP), vai assumir a vaga de Diana Brandão, já o quarto suplente da mesma coligação, Izildo Brandão (PP), que obteve apenas 33 votos, assume no lugar de Josivânia Freitas.
Izildo Araújo Brandão tem 61 anos de idade e é natural do estado de São Paulo. Foi candidato a vereador pela primeira vez nas eleições de 2004, quando obteve 229 votos pelo PT e ficou na suplência. Disputou novamente uma vaga na Câmara em 2008, pelo MDB, mas também ficou na suplência, com 292 votos. Insistiu no pleito de 2012, pelo PP, mas ficou suplente outra vez, com 113 votos.
Maria Luzia de Souza Cirino tem 39 anos. É servidora pública estadual e foi secretaria de Cultura na gestão do prefeito interino Franklin Lou (PP). Foi candidata a vereadora pela primeira vez nas eleições de 2016.
Essa é a quarta mudança na composição da Câmara Municipal e elas começaram quando a vereadora Diana Brandão (PP) pediu licença do cargo para assumir o comando da Secretaria Municipal de Governo. O suplente da coligação, Teomar Brandão (PP), com 548 votos, assumiu a vaga no Legislativo.
O progressista não demorou muito no cargo porque a Justiça determinou o afastamento dele e do vereador Joseval Costa (PP), ambos também acusados de receber propina do prefeito.
Com a decisão judicial, no lugar de Teomar Brandão deveria assumir a segunda suplente da coligação, Drª Genny Alencar (PP), que obteve 377 votos, mas, a titular da vaga, Diana Brandão, resolveu retornar ao cargo, do qual estava licenciada.
Como Teomar, como primeiro suplente, estava afastado, a segunda suplente teve outra chance de assumir uma cadeira no Legislativo Municipal. Ela tomou posse no lugar de Joseval Costa.
Outra decisão da Justiça manteve o afastamento do suplente Teomar e do vereador Joseval, dessa forma, garantindo a permanência da suplente Drª Genny à frente do cargo. No entanto, foram afastadas as vereadoras Diana Brandão e Josivânia Freitas.
Utilize o formulário abaixo para comentar.