Com o fim da eleição que escolheu os prefeitos das cidades do Sertão de Alagoas, começa a montagem do projeto político de 2022, quando acontecerá a escolha do futuro governador do estado, dos deputados e do senador.
O MDB, partido de Renan Filho, conquistou a maioria das prefeituras sertanejas, como Batalha; Carneiros; Delmiro Gouveia; Dois Riachos; Jacaré dos Homens; Jaramataia; Piranhas; Santana do Ipanema; São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.
Já o Progressista, do deputado federal Arthur Lira, que anseia ser candidato ao governo, conquistou as prefeituras de Água Branca; Canapi; Pariconha, Inhapi; Major Izidoro e Olho d’Água das Flores.
Na sequência vem o PTB, do deputado federal Nivaldo Albuquerque e do pai, o deputado estadual Antônio Albuquerque, que elegeu os prefeitos de Belo Monte; Maravilha e Mata Grande.
O PL conquistou as prefeituras de Monteirópolis e Olivença, enquanto que o PSDB conquistou Pão de Açúcar e Poço da Trincheiras; o PSD fez o prefeita de Ouro Branco; o PT reelegeu o prefeito de Olho d’Água do Casado e o Republicanos elegeu o prefeito de Palestina.
Essa composição, que não necessariamente indica que algum partido esteja forte, é o início para projetar o caminho e os apoios políticos vindouros.
Sem nem assumirem as prefeituras, que só pode acontecer em janeiro, alguns dos eleitos, em seus discursos de campanha, já davam entendimento que a prefeitura era um ‘ponto’ no caminho que se segue.
Utilize o formulário abaixo para comentar.