Dez dos 11 vereadores de Canindé de São Francisco, no Sertão de Sergipe, aprovaram, na sessão desta segunda-feira (23), o impeachment do prefeito Ednaldo Vieira Barros, que é mais conhecido como “Ednaldo da Farmácia” (PP).
A cassação do mandato do prefeito ocorreu a partir de um pedido de impeachment protocolado na Câmara Municipal por um servidor público da cidade, que apontou supostas irregularidades da gestão, entre as quais as seguintes: fraude na compra de materiais hospitalares e farmacêuticos; ausência do repasse da contribuição previdência descontada na folha dos servidores; falta de repasse dos valores de empréstimos recolhidos na folha de pagamento dos servidores para as instituições financeiras.
Durante a sessão, que começou pela manhã e terminou somente por volta das 18h, foram ouvidas testemunhas de acusação e de defesa e o advogado do prefeito.
O relator do processo da Comissão Processante, vereador José Gomes, fez a leitura do relatório e pediu a condenação do prefeito à perda do mandato pelo cometimento dos supostos crimes apontados na denúncia.
Com a decisão da Câmara, o prefeito Ednaldo da Farmácia é afastado imediatamente e quem assume o cargo é o presidente da Câmara de Vereadores de Canindé de São Francisco, o vereador Weldo Mariano. Ele deve convocar uma eleição em até 90 dias para escolha de um novo prefeito. Na sessão desta segunda-feira, o vereador Ronildo Bezerra foi o único que não participou da votação.
Utilize o formulário abaixo para comentar.