A sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (4), na Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia, foi marcada pela derrubada do veto do Executivo que dispõe sobre a concessão do reajuste aos servidores púbicos da Educação.
A votação unânime contou com os vereadores Pedro Paulo, Carlos Roberto Cacau Correia, Marcos Costa, Fabíola Marques, Henriqueta Cardeal, Raimundo Valter (Casa Grande), Enoque Batista, Júnior Lisboa, Francisco de Assis (Kinho), e Geraldo Xavier. Os edis manifestaram o apoio aos servidores, ressaltando que o aumento era direito da categoria, tendo como data base o mês de maio.
O Projeto de Lei enviado pelo Executivo, e que agora solicita o veto, foi aprovado pelos vereadores em maio. Após a votação o presidente Ezequiel de Carvalho Costa (Kel), ressaltou o compromisso da Casa legislativa com os educadores. “Essa Casa sempre teve a preocupação de ficar ao lado dos professores porque entendemos que esse reajuste é um direito”, falou.
Covid-19
Ainda na reunião, os parlamentares apresentaram proposições que tratam sobre a pandemia da Covid-19.
O vereador Júnior Lisboa solicitou o não uso de capacetes em mototaxis e passageiros durante o período que durar a pandemia para evitar a contaminação.
Pedro Paulo solicitou a implantação da Central de Telemedicina, para que não haja aglomeração e as pessoas possam ser atendidas na saúde; além da efetivação do lockdown (bloqueio total) no município, diante do crescimento do número de casos causados pelo vírus.
A vereadora Henriqueta Cardeal solicita apoio do município no sentido de organizar shows virtuais, conhecidas como lives, com intuito de ajudar os músicos, principalmente os sanfoneiros, que este ano não terão oportunidade de realizar suas apresentações por conta do isolamento social em virtude do novo coronavírus.
O vereador Cacau solicitou ao prefeito e secretário de Saúde informações sobre o contrato de UTI Móvel para remoção de pacientes com a Covid-19. Ele questionou, especialmente, o valor de R$ 330 mil do contrato.
Além das matérias sobre corona, o vereador Marcos Costa solicita a reforma geral da Praça de São Cristóvão, no Bairro Novo, inclusive, da quadra poliesportiva, e a reforma geral do Ginásio de Esporte do Bairro Novo.
Júnior Lisboa solicita a realização de reparos na Baixa do Bom Nome, com urgência, e recuperação da via de acesso ao povoado salgado.
Utilize o formulário abaixo para comentar.