A acirrada eleição para conselheiros tutelares em Carneiros, onde 10 candidatos disputam cinco vagas, ganhou um novo ingrediente neste final de semana, horas antes das eleições que acontecem na maioria das cidades do país neste domingo (1º).
Durante um evento público em um ginásio, na manhã desta sexta-feira (29), o prefeito Geraldo Filho (MDB) pediu aos presentes que votassem nos candidatos a conselheiros que ele apoia. “Todos vocês, reflitam um pouco. No próximo domingo, vejam que são os nossos candidatos, veja quem é que a gente está apoiando, pra que a gente possamos caminhar juntos, pra que a gente possa fazer melhor pela nossa terra e não se engane”, disse.
O explícito apoio do prefeito a candidatos na eleição para Conselheiro Tutelar vai de encontro a uma recomendação do Ministério Público de Alagoas que orientou que todos os políticos não vinculem suas imagens a candidatos ao Conselho Tutelar em nenhum tipo de propaganda, inclusive nas redes sociais. A recomendação alerta que em caso de desrespeito ao exposto, o MP tomará as medidas cabíveis – seja na esfera civil, administrativa ou criminal – contra os agentes que violarem os princípios que regem as eleições para conselheiro tutelar.
A fala do prefeito, supostamente pedindo votos para seus candidatos, acontece na mesma semana que o vereador Dalmário Wanderley flagrou diversas latas de cerveja na geladeira da cantina da Escola Municipal de Educação Básica Doracilia Maria das Virgens, no sítio Malhador, zona rural de Carneiros.
Destaca-se que Geraldo Filho encaminhou para a Câmara Municipal um Projeto de Lei (PL) solicitando dos vereadores a aprovação de um empréstimo de R$ 4,2 milhões. O dinheiro, conforme o PL, entre as várias destinações, também serviria para demolir a referida escola a fim de construir um novo prédio, dotado com biblioteca, energia solar, entre outras melhorias.
O detalhe, conforme o vereador Dalmário, foi que o PL chegou ao Legislativo desprovido das motivações para as obras e do projeto de engenharia. Um outro detalhe que também despertou a atenção do político foram os fatos de que a mesma escola (Doracilia Maria das Virgens) havia sido reformada recentemente e que o município já tinha gasto dinheiro em reformas de outras escolas em Carneiro, as quais nunca funcionaram.
Em uma nota assinada pelo secretário municipal da administração, José Airton dos Santos Filho, a prefeitura informou nas redes sociais que logo ao tomar conhecimento sobre o flagrante das latas de cerveja num ambiente escolar público onde deveria conter ingredientes da merenda escolar dos alunos, o gestor municipal determinou a imediata abertura de sindicância.
Uma cópia do vídeo onde aparece o prefeito de Carneiros pedindo para as pessoas votarem em seus candidatos para conselheiro tutelar, falando para moradores da cidade e funcionários da prefeitura, foi repassado para o promotor de Justiça Fábio Bastos.
O Correio Notícia tentou contato com o prefeito Geraldo Filho, mas não obteve sucesso.
Assista ao vídeo:
Utilize o formulário abaixo para comentar.